Segunda a sexta: 07h 30 min às 11h 30min - 13h 30min às 17h 30min


NotíciasNotícias da Secretaria de Desenvolvimento Social

Santa Rosa conta com 4 famílias cadastradas no Programa Família Acolhedora

A Prefeitura de Santa Rosa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, segue avançando na proteção integral de crianças e adolescentes. O município conta atualmente com quatro famílias cadastradas no Programa Família Acolhedora, que acolhem cinco crianças em situação de vulnerabilidade social, afastadas de seus lares por decisão judicial, devido à violação de direitos.

O programa tem como objetivo garantir para as crianças e adolescentes um ambiente familiar acolhedor e seguro, enquanto são realizados os encaminhamentos necessários para sua reintegração familiar ou outra medida protetiva definitiva. Durante o período de acolhimento, as famílias recebem um subsídio mensal equivalente a um salário mínimo, destinado a cobrir despesas com alimentação, vestuário e demais cuidados essenciais.

Além do apoio financeiro, as famílias acolhedoras recebem acompanhamento técnico da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, garantindo suporte psicológico, orientação pedagógica e assistência social. A Secretária de Desenvolvimento Social, Rita Strasser, destaca que as famílias participantes prestam não apenas assistência material, mas também atenção afetiva e educativa, sendo parte ativa na trajetória de superação e desenvolvimento dos acolhidos, “Acolher uma criança em situação de vulnerabilidade é um gesto de amor e compromisso com o futuro da nossa sociedade. As famílias acolhedoras assumem um papel fundamental nesse processo de reconstrução de vínculos e fortalecimento da dignidade”.

Interessados em fazer parte do Programa Família Acolhedora podem entrar em contato com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social pelo telefone: (55) 3511-5110. Informações adicionais também estão disponíveis pelo telefone (55) 3511-5143 (Programa Família Acolhedora) ou (55) 3511-5131 (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Pular para o conteúdo