UBS Esperança é a sexta Unidade de Saúde com 3º turno em Santa Rosa

Atendimento pelo SUS de noite nas Unidades Básicas de Saúde. O Governo Municipal tem ampliado muito o atendimento nos postos da cidade. Em um pouco mais de 2 anos e meio de trabalho, o município foi contemplado com o 3º turno em seis UBSs. Agora, foi a vez da Unidade Esperança, ter o serviço disponível em turno estendido. Desde 2021, quando foi implementado este projeto, mais de 8.500 atendimentos foram realizados.

A ampliação está sendo organizada seguindo um planejamento baseado em dados técnicos, conforme as demandas da cidade. A UBS Esperança contempla as seguintes regiões: Centro (da Rua Santa Rosa, esquina com Av. Santa Cruz até o Sesc), Vila Kerber, Vila Esperança, Vila Winkelmann, Ouro Verde, Bairro São Francisco e Loteamento Figueira, assim como, algumas comunidades do interior: Lajeado Figueira, Linha Faxinal e Lajeado Paulino. O Prefeito destaca que essa é uma das unidades com mais usuários atendidos, com uma população que equivale ao número de habitantes da cidade vizinha, Tuparendi, “Mais de 8 mil cidadãos atendidos pela UBS Esperança, vão ser beneficiados com o terceiro turno”. Anderson ressalta também, que esta era uma antiga demanda da população e que está sendo atendida através de um trabalho de gestão, “Estamos cumprindo com o que prometemos, que é promover mais acesso à saúde, atendimento qualificado e humanizado. Oferecer para o trabalhador que não consegue consultar durante o horário de serviço, uma opção para a promoção da saúde e do bem-estar”.

Santa Rosa conta agora com seis unidades com atendimento de noite: UBS Esperança, UBS Auxiliadora, UBS Cruzeiro do Sul, UBS Júlio Oliveira, UBS Sulina e UBS Centro. As consultas realizadas no 3º turno são eletivas e devem ser agendadas previamente nos locais que possuem o serviço disponível. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan destaca que Santa Rosa conta com um terço das Unidades de Saúde funcionando no turno da noite. A expectativa é que no próximo ano, outras localidades também sejam contempladas com o 3º turno. As seis unidades contam com um cronograma diário, das 18h às 21h, que inclui: consultas médicas, solicitação de exames, acompanhamento de gestantes e companheiros (pré-natal do parceiro), de pacientes crônicos, dentista, atendimentos com enfermeiro, entre outras ações promovidas pela Fundação de Saúde.

De janeiro a agosto deste ano, já foram realizados 3.975 atendimentos no 3º turno. Mais facilidade e comodidade para os usuários que fazem parte destas localidades.