Ação de governo evita alagamentos em Santa Rosa

Nos últimos quatro dias, o Rio Grande do Sul tem enfrentado dias consecutivos com grandes volumes de chuva. Só em Santa Rosa, foram 180 milímetros. O dado oficial foi repassado pelo Instituto Nacional de Meteorologia – INMET e confirmado pela Defesa Civil do município. Toda essa quantidade de chuva poderia ter ocasionado alagamentos e inundações nas regiões próximas aos rios da cidade. Porém, em função do trabalho de prevenção realizado pela Prefeitura no ano passado, isso não ocorreu mais. Moradores estão satisfeitos com a ação preventiva.

No início de 2022, uma equipe coordenada pelo Vice-Prefeito Aldemir Ulrich com a participação das Secretarias de Meio Ambiente, Obras e da Defesa Civil, realizou uma ação para promover o desassoreamento dos rios. “Durante a campanha, a gente tomou conhecimento dessa situação e nos comprometemos a trabalhar para atender esta demanda da população. Os resultados estão sendo vistos agora, mesmo com toda essa chuva, não tivemos nenhum caso de alagamento e inundação. O Governo Municipal está investindo em obras estruturais e de drenagem em Santa Rosa, solucionando o problema de enchentes, que era enfrentado por diversas famílias. Nossa preocupação está em resolver os problemas e aplicar o dinheiro público em soluções para a população”, destacou Aldemir.

O desassoreamento foi realizado nos rios: Lajeado Paulino, Pessegueiro, Pessegueirinho, Lajeado Figueira e Sanga do Inácio. O Secretário de Meio Ambiente e Geólogo, João Dorneles, também destacou que todas as atividades implementadas no leito dos rios foram autorizadas pelo Departamento de Recursos Hídricos do Estado do Rio Grande do Sul – DRH. Mais de R$ 100 mil de recursos próprios do município foram investidos na obra. A aposentada Erda Wagner Kosloski, moradora da Auxiliadora I, um dos locais que recebeu o serviço, agradeceu ao governo, “É uma alegria né, agora eu posso dormir tranquila, porque o rio tá longe de inundar. Antes chovia 70 milímetros e tínhamos que correr porque a água já estava dentro de casa e agora, com quase 200 milímetros, a água continua lá embaixo. Então estou muito grata, muito obrigada a todos pelo trabalho que fizeram, que ajudou a minha e muitas outras famílias daqui”.

A prefeitura realizou também o georreferenciamento dos pontos que mais necessitam de atenção e a partir de agora, segue sendo realizado o serviço de monitoramento destes locais.