Governo Municipal e RGE realizam o plantio de mais de 300 mudas em Santa Rosa

O Governo Municipal realizou nesta semana, uma ação de embelezamento seguro de ruas, avenidas e praças de Santa Rosa. Através do Programa Arborização + Segura, promovido pela empresa Rio Grande Energia – RGE, em parceria com a Prefeitura, foi realizado o plantio de 344 mudas no município. Para a execução do programa, foram selecionadas espécies adequadas ao ambiente urbano, de forma que não afetem a rede elétrica ou coloquem em risco a população. O objetivo foi realizar a substituição gradativa de árvores, visando a segurança dos cidadãos, das instalações e o reordenamento da arborização urbana.

Ao todo 10 vias (ruas e praças) foram contempladas com o plantio de mudas. A equipe da Secretaria de Meio Ambiente foi a responsável por indicar os locais e as espécies para a RGE. Além disso, profissionais do município acompanharam a execução do plantio, orientando sobre os espaçamentos, entre outras normativas exigidas por lei.  A Engenheira Florestal, Ana Paula Jung, aponta que o programa é muito importante no que diz respeito ao planejamento ambiental e segurança da população, ” “Quando uma árvore é manejada por possuir riscos, é fundamental que sua substituição seja realizada, para fins de manutenção das funções ambientais do ambiente urbano. Realizamos um estudo e de forma planejada e ordenada, com espécies adequadas para a área urbana, finalizamos o plantio de mais 300 mudas em Santa Rosa”.

O plantio contemplou espécies nativas e exóticas ornamentais, com porte de até 2,00 metros de altura. Foram plantadas mudas de ipê branco, ipê amarelo, ipê roxo, liquidâmber, quaresmeira, cerejeira-do-rio-grande, escova-de-garrafa, chal-chal, cerejeira-do-japão, jacarandá, cabreúva, canjerana e caroba. Confira a seguir, os locais que receberam as novas mudas: Av. Bráulio de Oliveira (IFFar), Rua José Bonifácio, Rua Bento Martins (fundos da Escola Polivalente), Praça do bairro Glória (Rua Germano Mayer esquina com a Rua 15 de Novembro), Av. Santa Cruz, Av. Borges de Medeiros (a partir da Acisap até a saída), Av. Borges de Medeiros, (entre a Praça Berlim e a Caixa Econômica Federal), Rua Edewino Fenner, Mercado Público (Parcão) e Rua José Maicá (Distrito Multissetorial).