Debate sobre os riscos do narguilé, cigarro eletrônico e cigarro convencional marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo

Profissionais de saúde da FUMSSAR realizaram uma atividade com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima. Na oportunidade, foi abordado o tema: “Novos fatores de risco à vista: uso de narguilé, cigarros eletrônicos e cigarros convencionais”. A ação faz parte da estratégia do Programa Nacional de Saúde na Escola – PSE. Estudantes do 7º, 8º e 9º ano receberam orientações sobre o câncer de boca, os malefícios do uso do tabaco e da dependência da nicotina. O Dia Nacional de Combate ao Fumo é lembrado nesta terça-feira, 29 de agosto e tem como objetivo reforçar as ações de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

O tabagismo é uma doença crônica que causa dependência física, psicológica e comportamental. A nicotina, substância presente em qualquer derivado do tabaco (cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha, narguilé e cigarro eletrônico), é a responsável por essa dependência.  A Gerente da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, a psicóloga Flávia Albuquerque, destacou que mais do que uma dependência física, trata-se, ainda, de um reforço comportamental, com fatores psicológicos e sociais, “Já se sabe, por exemplo, que as pessoas que buscam o cigarro em situações de estresse, ansiedade e tristeza têm alto grau de dependência, assim como aqueles que só se sentem em condições de se concentrar, produzir ou trabalhar depois de fumar”.

Os usuários de tabaco são expostos continuamente a mais de quatro mil substâncias tóxicas, sendo algumas delas cancerígenas. De acordo com o INCA e o Ministério da Saúde, essa exposição faz do tabagismo o maior fator de risco isolado para doenças graves e fatais. A cirurgiã-dentista Mayara Trapp Vogel, responsável por coordenar a atividade realizada na EMEF, ressaltou a importância da ação, “O aumento do uso de cigarros eletrônicos pelos adolescentes tem colocado escolas e profissionais de saúde em alerta. O desafio acerca do cigarro eletrônico, no entanto, é grande, visto que, são comercializados para atrair o público jovem. Por isso, é tão importante abordar esse assunto nas escolas e reforçar medidas de prevenção que possam evitar doenças futuras”. Santa Rosa possui um Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD Movimento, que é referência para o tratamento do tabagismo. A unidade conta com uma equipe multiprofissional capacitada e apoio medicamentoso, quando necessário.