Campeonato Estadual de Karatê foi realizado em Santa Rosa

Atletas do Programa Karatê Para Todos foram destaque na competição

Santa Rosa sediou pela primeira vez, um dos maiores eventos do Karatê no Rio Grande do Sul. Durante o final de semana, dias 19 e 20 de agosto (sábado e domingo), aconteceram as disputas do Campeonato Estadual de Karatê Interestilos 2023. A ação foi promovida pela Prefeitura através da Secretaria de Esporte e pela Federação Gaúcha de Karatê Interestilos – FGKIRS. Além disso, a atividade contou com o apoio da Academia Dragões do Oriente, responsável por coordenar o Programa Karatê para Todos, que é desenvolvido pelo Governo Municipal. O evento foi realizado no Ginásio Pedro Deon, no bairro Cruzeiro e reuniu mais de 1.200 pessoas. Ao todo, 450 atletas de 20 municípios, participaram da competição.

Equipes de todo o estado competiram em duas modalidades: Kata e Kumite. Os caratecas foram julgados por um time de 26 árbitros. No encerramento, foram escolhidos os dois atletas destaque do campeonato, com mais técnica e disciplina. A ganhadora e o ganhador são alunos participantes do Programa Karatê Para Todos, que conta com 1.250 crianças e adolescentes atendidos no município. O Secretário de Esporte Cauhã Pereira da Silva, destacou que o Governo Municipal tem investido no esporte em Santa Rosa, “Estou com o coração cheio de orgulho, de ver tantas crianças e jovens praticando esporte, em especial o karatê. Isso nos emociona, principalmente porque o karatê tem um diferencial, que é promover a disciplina, o respeito e a educação. Santa Rosa está de parabéns, estamos através de programas como o Karatê Para Todos, transformando vidas por meio do esporte”.

Além dos dois atletas destaque, Santa Rosa foi a campeã estadual desta etapa e conquistou ao todo 58 medalhas: 16 medalhas de 1º lugar, 20 medalhas de 2º lugar, 15 medalhas de 3º lugar e 7 medalhas de 4º lugar. O objetivo dos caratecas a partir de agora, é a participação no Campeonato Brasileiro 2023, que irá reunir 3 mil atletas no Parque do Ibirapuera em São Paulo, no próximo mês.