Vice-Prefeito recebe biólogo que apresentou levantamento da Avifauna da Região Fronteira Noroeste

Gabriel Brutti catalogou mais de 270 aves na região de Santa Rosa

O Vice-Prefeito Aldemir Ulrich acompanhado do Secretário de Meio Ambiente, João de Castro Dorneles, recebeu no gabinete, na manhã desta sexta-feira (30), a visita do biólogo Gabriel Brutti. Na oportunidade, o jovem graduado em Ciências Biológicas apresentou para o município um levantamento da avifauna (o conjunto das aves de uma região ou ambiente) da Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul. Em um estudo realizado através do Projeto Dispersar, o biólogo catalogou mais de 270 aves na região de Santa Rosa.

Com uma câmera fotográfica, binóculo, caderno, caneta, celular, gravador e uma caixinha de som, o autor do estudo desbravou os campos e florestas no entorno de Santa Rosa, para registrar as espécies de pássaros. Durante o levantamento, foram catalogadas 277 espécies que pertencem à 60 famílias. O Vice-Prefeito Aldemir Ulrich, agradeceu a visita e parabenizou o biólogo pelo trabalho realizado, “Ficamos impressionados com a qualidade da pesquisa desenvolvida através do Projeto Despertar. É fundamental termos o conhecimento e a caracterização das espécies de pássaros que vivem na nossa cidade e região, para também, desenvolvermos junto ao Meio Ambiente, ações de proteção e preservação da biodiversidade de espécies do município”.

Entre as aves catalogadas, foram registradas as seguintes espécies (Fotos Gabriel Brutti): A) Coruja-listrada (Strix hylophila) B) Gavião-gato (Leptodon cayanensis), C) Pica-pau-rei (Capephilus robustus), D) Araçari-banana (Pteroglossus bailloni), E) Beija-flor-tesoura-verde (Thalurania furcata), F) Pavó (Pyroderus scutatus), G) Caboclinho-de-papo-branco (Sporophila palustres).