Escola Municipal Liminha promove atividade sobre Libras

O objetivo foi de mostrar para a comunidade escolar as possibilidades de integração e inclusão de profissionais surdos em escolas regulares.

Integrar para incluir. Com essa proposta a EMEF Santa Rosa de Lima promoveu nesta semana, um encontro didático entre alunos, professores e normalistas do IEE Visconde de Cairu. O objetivo foi de mostrar para a comunidade escolar as possibilidades de integração e inclusão de profissionais surdos em escolas regulares.

O encontro, organizado pelas professoras Ani Cristina do Cairu e Magda Schulz do Liminha, contou com a participação de duas alunas surdas do Curso Normal e uma intérprete. Na oportunidade foram contadas histórias em libras e foi ensinado um pouco da língua para as crianças. A ideia surgiu devido a EMEF Santa Rosa de Lima ser pioneira no ensino de libras para séries iniciais em Santa Rosa. Segundo a secretária Lires Zimermann, “Esse projeto é de suma importância para a rede municipal de ensino , pois promove a inclusão, ensinando os alunos a se relacionar com as diferenças, principalmente os alunos que possuem deficiência auditiva, desta forma os alunos estarão preparados para se comunicarem”.

Atualmente, a escola tem um trabalho reconhecido na comunidade e conta com uma estagiária que é surda e auxilia os alunos ouvintes em sala de aula. A Diretora Sandra Borchatt Dani conta o quanto todos já cresceram, “Todos nós estamos aprendendo muito e a comunicação está sendo algo natural”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content