Início do inverno reforça importância da Campanha do Agasalho 2023

Com a chegada do inverno, a solidariedade se torna essencial para aquecer quem mais precisa. A queda nas temperaturas reforça a importância das arrecadações para a Campanha do Agasalho 2023, desenvolvida pela Prefeitura de Santa Rosa e que possui como lema: “Nesse inverno, leve amor através da sua doação”. A comunidade e diversas empresas têm se empenhado em ajudar. Entre as doações, roupas masculinas adulto e infantil e cobertores são os itens mais procurados. De janeiro a junho deste ano, já foram arrecadadas cerca de 70 mil peças para o Banco do Vestuário do município. O serviço é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social que distribui as doações para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Atualmente o município conta com 27 pontos de coleta. Até o momento, foram arrecadados 69.930 itens e já houve a doação de 48.774 desses. As doações são encaminhadas para a Unidade Central de Atendimento Municipal – UCAM. Todas as peças passam por uma triagem. Esse processo inclui, a sanitização, separação e a organização. Após essas etapas, as peças vão para um espaço adequado e são setorizadas para a entrega. A Secretária de Desenvolvimento Social, Rita Strasser, destaca que a ação social ocorre durante todo o ano, porém com a chegada do frio, aumenta a procura por roupas e cobertores, exigindo uma maior adesão à campanha por parte da comunidade, “Solidariedade significa se identificar com a necessidade do outro e, principalmente, se dispor a ajudar a solucionar ou amenizar o problema. Assim, esta ação significa muito mais do que somente passar adiante uma peça de roupa, envolve sentimento, carinho e doação. É um gesto gratificante tanto para quem recebe, quanto para quem doa”.

Diversas instituições de Santa Rosa, como o Alibem, o 19º Rc Mec, o Sesc e a Nelson do Brasil, já fizeram importantes doações para a Campanha. Além do Banco do Vestuário, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social distribui também as peças através do Programa CRAS com Você, que acontece em diversas localidades. Na oportunidade, é realizado um bazar das doações, onde as famílias podem escolher as peças que mais precisam. As pessoas que desejam contribuir, podem deixar as doações na Prefeitura, Secretaria de Desenvolvimento Social, UCAM, Unidades Básicas de Saúde e no container do módulo da Brigada Militar. Confira a seguir, outros pontos de coleta: Farmácia Agafarma (Centro), Body Fit Academia, JM Imobiliária, Margaridas Mix e Brphonia.