FUMSSAR tem 3 trabalhos selecionados para apresentar no 37º Congresso Conasems

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa teve 3 trabalhos aprovados para apresentar no 37º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems. O evento vai acontecer em Goiânia, no período de 16 a 19 de julho e vai contar com diversas ações sobre saúde pública. A FUMSSAR teve dois projetos selecionados para a 18ª Mostra Brasil – aqui tem SUS e um para a Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS. O objetivo do congresso é dar visibilidade às boas práticas que ocorrem em todo o Brasil, trazendo os pontos positivos e desafios enfrentados pelos municípios.

Para a 18ª Mostra Brasil – aqui tem SUS, foram selecionados dois trabalhos promovidos pela Fundação: “CAPS: Musicalizando a alegria de viver”, sobre o grupo terapêutico de música dos CAPS e o “CMR TEAcolhe Santa Rosa: Novos olhares e fortalecimento das redes de cuidado no autismo”, sobre a implementação e resultados do CMR TEAcolhe Santa Rosa. Ambos com temáticas ligadas a saúde mental e sobre a qualificação da rede de cuidados do município. A psicóloga e gerente da Rede de Atenção Psicossocial de Santa Rosa – RAPS, Flávia Albuquerque, é quem vai coordenar a apresentação dos dois trabalhos no congresso. Santa Rosa concorreu com outras 269 iniciativas gaúchas. Foram aprovados 36 projetos do estado do RS.

O terceiro trabalho selecionado da Fundação será apresentado na Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS. O Cosems/RS divulgou a lista com os 30 projetos gaúchos aprovados para representar o Estado do Rio Grande do Sul. Com o tema: “Vacinação Covid: a certeza para dias melhores”, Michele Silva Lachno vai representar a 14ª Coordenadoria Regional de Saúde e o município de Santa Rosa. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destaca que ter estes projetos selecionados é um reconhecimento do serviço de saúde prestado no município, “Estamos em um momento importante do governo, onde podemos ver os frutos do trabalho executado com tanto cuidado e dedicação por todos. Ficamos muito contentes em saber que nossas experiências vão ser apresentadas em um evento nacional, que busca valorizar a potência do Sistema Único de Saúde, bem como, dos trabalhadores do SUS”.

Todos os trabalhos foram escritos por servidores da FUMSSAR que atuam diretamente no cuidado aos usuários SUS de Santa Rosa. O 37º Congresso Conasems vai contar também, com painéis técnicos que vão abordar diversos aspectos do tema Integralidade no SUS.