Prefeitura Digital: 265 serviços são oferecidos de forma online em Santa Rosa

O projeto Prefeitura Digital continua avançando. A partir de agora, mais 06 serviços online estão disponíveis, sendo 03 deles para melhoria e agilidade do fluxo interno e 03 para os cidadãos acessarem os serviços municipais com mais facilidade. Dessa forma, os santa-rosenses já podem contar com 265 serviços online em Santa Rosa.

O objetivo da Gestão é simplificar e facilitar cada vez mais, o acesso digital aos serviços. O processo de melhoria contínua que vem sendo implementado faz parte da desburocratização da prefeitura, previsto no Planejamento Estratégico. A partir de agora, a população pode solicitar de forma online, no Portal do Cidadão, os pedidos de atestado de matrícula da Rede Municipal de Ensino, de iluminação pública e da manutenção de ruas ou estradas para a Secretaria de Obras. Já, as melhorias no fluxo interno, são nas solicitações de devolução de valores indevidamente descontados, nas transferências de patrimônios e na emissão de processos de usucapião ou inventário que podem ser solicitados pelo autoatendimento.

Todos os fluxos estão sendo pensados, de forma que as pessoas de qualquer idade, consigam solicitar os serviços. Para Ademir Rosa, Secretário de Gestão, os serviços implementados trazem diversos benefícios, entre eles, a redução de custos, a otimização do tempo e de materiais, além da agilidade no processo, “Temos como prioridade as melhorias de processo. Estamos focados em melhorar nossos atendimentos, tanto internos como externos, simplificando as solicitações e oportunizando de forma online, os serviços do município que podem ser acessados em qualquer horário e sem a necessidade de ir até a prefeitura”.

O desenvolvimento dos fluxos digitais passa por várias etapas, como: elaboração, consenso e implementação e os resultados deste projeto, já mostram uma grande evolução. No ano de 2022, somente com os processos digitais, a prefeitura deixou de imprimir aproximadamente 180 mil folhas. Com a implementação do processo digital do inventário e usucapião, a estimativa é que a prefeitura deixe de imprimir em torno de 04 mil folhas, pois no último ano, foram 104 processos, com uma média de 40 folhas cada.

A participação de vários servidores na construção dos processos é uma das principais características do projeto. A integração das secretarias, através dos servidores responsáveis pelas atividades, faz com que os avanços aconteçam. Para Roseli Piekala, Agente Administrativa da PGM, a experiência na elaboração do fluxo de inventário e usucapião foi desafiadora, porém gratificante, “Me sinto muito feliz em poder ter participado e contribuído para a transformação de um serviço presencial para o digital. Penso ainda, que todos deveriam ter esta experiência, pois é gratificante ver a evolução e conhecer esta forma de trabalho”. A previsão é que com a solicitação do serviço de forma online, o tempo de trâmite do processo de inventário e usucapião, pode ser reduzido em 50%, sendo hoje de 38 dias em média.