Cronograma de podas tem início nesta segunda-feira

A Prefeitura de Santa Rosa através da Secretaria de Obras divulgou nesta segunda-feira (08), o cronograma de podas de manutenção, rebaixamento da copa de árvores e recolhimento de galhos. O serviço vai ser realizado no município por uma empresa terceirizada. Nas áreas urbanas, as podas são realizadas para adequar o crescimento das árvores. A manutenção ocorre quando a copa ou galhos atrapalham a livre passagem de veículos e pedestres, impossibilitando a visibilidade de placas de sinalização de trânsito e interferindo na iluminação pública ou na rede elétrica. Outra situação em que a poda também pode ser realizada, é quando o estado fitossanitário dos galhos estiver comprometido ou em caso da planta ou parte dela, oferecer algum risco de queda ou acidentes.

A época do outono/inverno, nos meses de maio a agosto, é o período indicado para realizar as podas de manutenção das árvores, pois é o momento em que as plantas entram em fase de dormência, diminuindo seu metabolismo e a circulação de seiva. O Secretário de Obras, Rodrigo Bürkle, destaca que é importante que a população siga o cronograma estabelecido, “Este é um serviço que todos os cidadãos têm direito, portanto é importante que o utilizem da forma correta, nos períodos indicados, para que deixemos a cidade ainda mais limpa”. Outro ponto que precisa ser lembrado, é que a execução de podas de árvores situadas nos passeios públicos, ou em árvores nativas em área privada, depende da prévia autorização do órgão ambiental municipal.

Confira abaixo o cronograma 2023, com as datas e os locais da execução do serviço: