Grupo de Alongamento e Reforço Muscular para dor crônica é ofertado pela FUMSSAR

O envelhecimento é um processo que envolve inúmeras alterações no corpo humano, como a perda de massa óssea e muscular, a diminuição da elasticidade e da mobilidade. Para combater os efeitos da passagem do tempo, a atividade física é uma das estratégias mais eficazes na manutenção da saúde. Dessa forma, as pessoas que sofrem com algum problema ou doença nos joelhos e coluna, encontram no Grupo de Alongamento e Reforço Muscular para dor crônica, técnicas para o alívio da dor e de fortalecimento da musculatura. O serviço é ofertado pela FUMSSAR através das Unidades Básicas de Saúde. Nos últimos 18 meses, mais de 400 pessoas participaram do projeto.

Nas sessões, são realizados alongamentos e exercícios de reforço muscular conforme as patologias e as condições dos pacientes, obtendo diminuição do quadro de dor e consequente melhora da autonomia e qualidade de vida. A Diretora do Departamento de Atenção Primária em Saúde, Dra. Fabiana Breitenbach, destaca que o objetivo do projeto é melhorar a condição física dos participantes, através de exercícios para a postura, alongamento e fortalecimento muscular, “Os resultados positivos já estão aparecendo e as pessoas têm mais mobilidade e uma vida melhor”.

A aposentada Lucilda Vorpagel, 78 anos, é uma das participantes do grupo. Lucilda mora no Rincão Honório, interior de Santa Rosa e vai todas as semanas até à Fundação, dirigindo sua Brasília azul. A paciente que possui artrose nos joelhos, destaca os benefícios das atividades realizadas, “Se não fossem estes exercícios, posso afirmar que eu não estaria caminhando mais. Quero elogiar as professoras, que sempre são pacientes e nos ajudam a realizar os movimentos. A cada aula, é notável a nossa melhora e evolução, vejo que isto nos dá mais mobilidade e menos dores e reflete no corpo todo e no bem-estar em geral”. Para participar do Grupo de Alongamento e Reforço Muscular para dor crônica, os pacientes que possuem alguma patologia na coluna ou nos joelhos, precisam passar por atendimento na UBS de referência, que encaminha o agendamento das sessões.

Skip to content