Retrospectiva Secretarias Municipais: Administração e Fazenda

Dando continuidade na prestação de contas das secretarias, o Governo Municipal apresenta nesta segunda-feira (27), a retrospectiva da Secretaria de Administração e Fazenda. A intenção é seguir com a transparência dos serviços e das ações do governo, além de, valorizar as equipes de cada setor pelo trabalho realizado no último ano. A Secretaria de Administração e Fazenda é uma das maiores da Prefeitura de Santa Rosa, envolvendo diversos setores, como: Recursos Humanos, Seção de Compras, Licitações, Protocolo, Ouvidoria, Patrimônio, Almoxarifado, Fazenda, Tesouraria, Contabilidade, Serviços Auxiliares, Logística e Segurança.

Na área fazendária, foi instituído em 2022, o Programa Especial de Recuperação e Regularização de Dívidas – Recupera Santa Rosa, através de refinanciamento dos débitos dos contribuintes. Os cidadãos que tinham valores em atraso, puderam pagar as dívidas com descontos de 90% de juros e multas, para pagamento à vista e 70% de desconto em juros e multas, para pagamento parcelado. Com o programa, foram beneficiados 3.122 contribuintes. Destes, 1.410, fizeram o pagamento à vista. Com o programa, o município já recuperou mais de R$ 4,5 milhões e tem a expectativa de chegar ao montante de R$ 8 milhões recuperados, em dívidas atrasadas, até o termino dos pagamentos.

Na arrecadação, o trabalho teve o foco de facilitar ao contribuinte, o pagamento de tributos e taxas. Assim, no decorrer do ano passado foi realizada a implantação do recebimento de guias de arrecadação por Pix. Outro destaque, foi o trabalho realizado no setor de patrimônio, responsável por cuidar dos bens do município e que tem um papel fundamental no controle dos bens móveis e imóveis. O setor vem sendo reorganizado, através da verificação de todos os imóveis, eliminando registros em duplicidade e incluindo os que não estavam registrados. Através do Departamento de Recursos Humanos, foram realizados diversos cursos aos servidores.

Segundo o Secretário André Stürmer, “A Secretaria de Administração e Fazenda, além de prestar atendimento ao público em áreas específicas, é uma secretaria estruturante, que presta atendimento a todas as demais secretarias do município. Trata por exemplo, da segurança de todo o patrimônio com os serviços de vigilância, da manutenção e reforma das estruturas e prédios, do controle da logística e dos veículos, além de prover os materiais de consumo interno. Contamos com uma equipe qualificada e com grandes projetos para ainda mais avanços em 2023”.

A Seção de Compras também teve papel fundamental no último ano, em função de que a Administração está realizando uma série de obras em Santa Rosa. Associada ao Setor de Licitações, foram dezenas de processos que tramitaram no setor, buscando suprir as necessidades básicas do município, assim como, a contratação de empresas para obras de construções, pavimentações, abertura de ruas, manutenção dos logradouros públicos, entre outras melhorias.