Treinamento de Prevenção de Acidentes de Trânsito e Direção Defensiva

Motoristas de veículos leves, pesados e operadores de máquina participam de Treinamento de prevenção de acidentes de trânsito e direção defensiva

A Prefeitura tem realizado ações de prevenção de acidentes de trânsito e direção defensiva. A atividade foi possível graças a uma parceira da Secretaria de Administração, através do setor de Segurança do Trabalho, com o SEST/SENAT. Os servidores de todas as secretarias e departamentos do município, que trabalham direta ou indiretamente na condução de veículos leves e pesados, bem como operadores de máquinas pesadas, participaram do encontro.

O Secretário de Administração e Fazenda André Stürmer, que esteve presente na abertura do evento, falou sobre a importância das ações de prevenção em todos os ambientes de trabalho, ressaltando a necessidade de cuidados ainda maiores, quando se trata de trânsito. Frisou, ainda, que nas empresas em que são disponibilizados treinamentos constantes aos trabalhadores, se evidencia baixa incidência de acidentes de trânsito. O objetivo da Administração Municipal com a realização de treinamentos nestes moldes, é oferecer, além de melhores condições de trabalho aos servidores, a segurança para que desempenhem as funções com mais confiança e segurança.

O Técnico em Segurança do Trabalho Acione de Freitas, ressaltou que Direção Defensiva é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas dos outros e das condições adversas que encontramos nas vias de trânsito. O instrutor do SEST/SENAT, Cleber dos Santos abordou vários pontos durante as palestras, destacando que os princípios de direção defensiva se dividem em cinco grupos: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação. O instrutor ressaltou ainda, que a direção defensiva busca prevenir e reduzir as infrações de trânsito e as possibilidades de envolvimento em acidentes. Além disso, ela visa aperfeiçoar e possibilitar os condutores a preverem as possíveis situações de risco e perigo no trânsito, aumentando a segurança, atenção e a cordialidade no trânsito.