FUMSSAR realiza atividades com entidades parceiras para marcar o Janeiro Branco


  Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a refletirem sobre suas vidas, suas escolhas e suas relações. Também é um período de reavaliar o passado e planejar o novo ano. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós. O “Janeiro Branco” foi escolhido por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar. 

  A escuta, o acolhimento e a disponibilização de um sistema de suporte são os primeiros passos para evitar que os problemas de saúde mental piorem. Em função disso, a FUMSSAR tem um sua Rede de Atenção Psicossocial equipes multiprofissionais capacitadas em diversos serviços como CAPS II, CAPS AD, UBS, Residencial Terapêutico, Comunidades Terapêuticas, Hospital Vida e Saúde e Hospital Abosco, SAMU e UPA que prestam cuidado integral aos usuários. Todos esses serviços que compõe a RAPS no município de Santa Rosa trabalham em conjunto para ampliar o cuidado ao usuário em sofrimento psíquico, bem como prestar cuidados e suporte aos seus familiares. 


  Segundo Flávia Albuquerque, Psicóloga e Gerente da Rede de Atenção Psicossocial da FUMSSAR, os determinantes da saúde mental e transtornos mentais incluem não apenas atributos individuais, como a capacidade de administrar os pensamentos, as emoções, os comportamentos e as interações com os outros, “É importante levar em consideração os fatores sociais, culturais, econômicos, políticos e ambientais, como as políticas nacionais, a proteção social, padrões de vida, as condições de trabalho e o apoio comunitário. O acesso aos cuidados de saúde e aos serviços sociais capazes de proporcionar tratamento e apoio social são fundamentais”. 


  O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento. Para o ano de 2023 o tema do janeiro Branco é “A vida pede equilíbrio” e diante de mudanças cada vez mais desafiadoras e aceleradas que estão exigindo atitudes diferentes e novos entendimentos. No mês de janeiro de 2023, foram realizadas diversas atividades e por isso a equipe da FUMSSAR agradece aos parceiros: Arena Pool Beach, Secretaria Municipal de Assistência Social, Gurias do Pedal, APADA, SESC, Centro de Práticas Integrativas e Complementares, CEREST Fronteira Noroeste, CER II, Rádio Noroeste, Rádio Mais FM, bem como, todos os serviços da RAPS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content