FUMSSAR promove ações do Janeiro Branco

Janeiro é o mês das revisões pessoais e do replanejamento de vida. É no começo de cada ano novo que as pessoas se sentem inspiradas a refletir sobre o passado, o presente e o futuro. E é neste período de reavaliação que, desde 2014, acontece a campanha “Janeiro Branco”, uma iniciativa social com o objetivo de chamar a atenção das pessoas, para a importância dos cuidados com a saúde mental. Nesta segunda-feira (16), a FUMSSAR deu início às atividades do Janeiro Branco em Santa Rosa. Durante toda a semana, diversas ações voltadas para os cuidados com a saúde mental, vão acontecer no município.

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, o foco da campanha é a prevenção. “É preciso cada vez mais investir nas políticas de saúde mental, fortalecer os serviços em rede e criar um movimento que resulte na prevenção das doenças”, adianta a Gerente da Rede de Atenção Psicossocial da FUMSSAR, Flávia Albuquerque. Ela acentua que houve um aumento da demanda pelas especialidades de psicologia e psiquiatria no âmbito do SUS, gerando expressiva demanda diária para os serviços que compõe a Rede de Atenção Psicossocial – RAPS de Santa Rosa. Na última semana, a FUMSSAR realizou a contratação de dois novos psiquiatras para ampliar o atendimento no município.

A programação do Janeiro Branco é voltada principalmente, para as pessoas com transtorno mental e/ou sofrimento psíquico, que estão em tratamento na rede pública de saúde do município. Dentre as atividades propostas, estão as práticas esportivas, oficinas terapêuticas e palestras informativas. Investir na qualidade de vida através do esporte; melhorar hábitos alimentares; estar atento à qualidade do sono; e até resgatar brincadeiras com as crianças, são atividades que promovem o bem-estar e previnem as doenças. Na quinta-feira (19), às 19h15min, vai acontecer uma pedalada pela saúde mental. A ação é aberta para toda a comunidade. A saída vai acontecer em frente ao CAPS II (no bairro cruzeiro ao lado do antigo CSU), indo até o Tape Porã (em frente ao Stok Center).

Skip to content