Retrospectiva Unidades Básicas de Saúde: Sulina

Dando continuidade às retrospectivas das Unidades Básicas de Saúde que compõem o serviço da Atenção Básica da FUMSSAR, o Governo Municipal apresenta nesta quinta-feira, os dados do trabalho realizado pela UBS Sulina. Em 2022, diversas ações e projetos foram implementados na unidade, como: Oficina Terapêutica, Grupo de Gestantes, atividades e palestras no Outubro Rosa e Novembro Azul, ações do Programa Saúde na Escola e o rastreio de pacientes diabéticos.

Uma das grandes novidades de 2022, foi a abertura do terceiro turno na unidade. Foram realizados nos três primeiros meses (setembro a dezembro), mais de 400 atendimentos. O horário ampliado é ofertado para melhorar o cuidado prestado para cada usuário. De janeiro a dezembro, foram realizados pela equipe multiprofissional, 53.333 procedimentos, destes, 7.325 foram com o profissional médico, além dos demais atendimentos: de enfermagem, odontológicos, com psicóloga, fonoaudióloga, nutricionista e educadora física. A Coordenadora da UBS, Janice Kuhn, destaca que a equipe tem buscado implementar melhorias para promover o cuidado integral da saúde da população, “Estamos muito contentes com o trabalho realizado neste último ano. Tivemos desafios, mas também, grandes conquistas no serviço de saúde como um todo. Nosso objetivo é continuar avançando e proporcionando um atendimento qualificado para os usuários da nossa unidade”.

Fundada em novembro de 2006, a UBS Sulina é responsável por prestar o atendimento de saúde para a população dos Bairros Sulina e Vila Nova. A unidade possui no cadastro mais de cinco mil pessoas. Para 2023, o objetivo é iniciar com um grupo para hipertensos e diabéticos e implementar em alguns sábados, um evento de promoção à saúde, chamado: ”Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”.