FUMSSAR completa 27 anos nesta terça-feira

A FUMSSAR – Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa completa 27 anos nesta terça-feira (27). Fundada em dezembro de 1995, hoje é referência no estado e destacou o município como uma das melhores cidades do país, em serviços de saúde. Com 414 servidores ativos, 18 Unidades Básicas de Saúde e diversos outros serviços, a instituição tem a missão de realizar um atendimento de qualidade e humanizado.

Criada através da Lei 2.912, de autoria do então prefeito da época, Osmar Gasparini Terra, a Fundação passou a ser o órgão responsável por estruturar o serviço municipal de saúde. De lá para cá, grandes conquistas e avanços foram realizados. Tudo isso, sob a visão de diferentes gestores e fundamentalmente, com a participação popular. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan destaca o trabalho que vem sendo realizado na saúde pública de Santa Rosa, “É um dia de muita alegria, pois podemos olhar para o início e ver o quanto conquistamos para o serviço de saúde de Santa Rosa. Fruto do trabalho e dedicação que a gestão municipal e os servidores comprometidos vêm desenvolvendo ao longo destes 27 anos. Temos orgulho da Fundação, pois sabemos que em Santa Rosa, temos uma saúde e um atendimento de qualidade”. Além disso, os resultados positivos são reflexo do Planejamento Estratégico da Gestão, educação permanente, implementação de atendimento no terceiro turno em 04 UBS’s, equipes técnicas qualificadas e uma Rede de Saúde Municipal integrada, que trabalha em conjunto, para oferecer a melhor saúde pública para a população santa-rosense.

No momento, a FUMSSAR possui a seguinte estrutura: Atenção Primária em Saúde com 18 UBS’s, Farmácia Municipal, Vigilâncias em Saúde, Centros de Atenção Psicossocial e as PICS – Práticas Integrativas e Complementares. A Rede Complementar possui: Centro de Especialidades, Centro Macrorregional TEA – Transtorno do Espectro Autista, CER II, CEREST, Hemocentro e Laboratório Municipal de Análises Clínicas. Além disso, a FUMSSAR possui um Núcleo de Ensino e Pesquisa – NEP e há 16 anos atua com o Programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade e o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade.