Secretaria de Meio Ambiente realiza ação de bem-estar animal neste domingo

A Prefeitura de Santa Rosa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente vai realizar neste domingo (18), um mutirão de cadastramento para a castração gratuita de animais de pequeno porte. O evento vai acontecer das 08h às 11h30min, na Praça da Júlio de Oliveira. A ação faz parte da campanha Dezembro Verde, que tem o objetivo de estimular a guarda responsável e ampliar ações conjuntas com a comunidade, órgãos públicos e entidades que atuam para resolver o problema de animais em situação de abandono, além de prevenir doenças e promover o bem-estar animal.

Neste ano, o Governo Municipal aderiu ao Programa do Estado: “Melhores Amigos – Bicho Sente como Gente”. O projeto contempla a realização de castrações gratuitas para animais (cães e gatos de até 5kg) de rua, semidomiciliados e pertencentes a famílias em vulnerabilidade social. Até o momento, já foram realizadas em Santa Rosa, 156 castrações.

O Secretário de Meio Ambiente, João Dorneles, destaca que a ação busca facilitar o cadastro das famílias para realizar o procedimento, “Estamos no Dezembro Verde, uma campanha que busca conscientizar a população sobre a guarda responsável, o controle populacional dos animais e das zoonoses. O Melhores Amigos – Bicho Sente como Gente é um excelente programa que auxilia aquelas famílias que não têm condições de pagar por uma castração. Além disso, vamos trazer informações sobre chipagem e dicas para promover o bem-estar animal”. Outra atividade programada, no mesmo horário, é a doação de mudas de árvores nativas e a distribuição de ração para cães e gatos.