220 novas vagas foram criadas na Educação Infantil em 02 anos de governo

Para atender a comunidade santa-rosense e garantir o compromisso com a Educação Básica, a Prefeitura de Santa Rosa tem investido em melhorias para a Educação Infantil. Desde o início da Administração atual, foram criadas 220 novas vagas pelo governo. Dessa forma, com a reorganização dos espaços, o município abriu 12 novas turmas para o atendimento. Através do Planejamento Estratégico da Gestão, novas metas e projetos estão sendo estabelecidos para qualificar ainda mais o serviço.

Santa Rosa conta com 20 EMEIs – Escolas Municipais de Educação Infantil que atendem 3.200 crianças, em turmas de berçário, maternal e pré-escola. Para auxiliar no gerenciamento e distribuição das vagas, assim como facilitar o acesso às inscrições, o Governo Municipal implementou em janeiro deste ano, a Central de Vagas. Um serviço online, que permite aos pais ou responsáveis, realizarem a inscrição para as turmas de Berçário e Maternal (04 meses a 04 anos incompletos) da Rede Municipal de Ensino. A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, explica que a Central de Vagas é uma ferramenta que contribui para agilizar o processo de matrícula, “Estamos conseguindo com estratégias, reduzir consideravelmente a fila de espera na Educação Infantil. Temos novos projetos em andamento, que vão trazer um significativo avanço na oferta de vagas em Santa Rosa. Tudo isso, para proporcionar uma educação de qualidade e o desenvolvimento integral das nossas crianças”.

A projeção para 2023, é a abertura de cerca de 639 novas vagas na Educação Infantil de Santa Rosa. Sendo que destas, 559 vão ser disponibilizadas a partir das 03 novas escolas que estão em construção no município, com previsão de inauguração para o próximo ano letivo. São elas: EMEI Andressa Ferreira – Sulina, EMEI Paulo Freire – Vila Pereira e EMEI São Francisco – São Francisco. Mais de R$ 11,8 milhões estão sendo investidos nesses três grandes projetos. Também há a possibilidade da ampliação de mais 80 novas vagas para as turmas de 04 e 05 anos, utilizando as Centrais de Pré-Escola. O Prefeito Anderson Mantei, destaca que as medidas visam garantir que famílias que até então aguardavam na fila de espera por uma vaga, tenham a possibilidade de atendimento já em 2023, “Esta é uma promessa de campanha que estamos cumprindo. Conseguimos avançar muito na ampliação das vagas e vamos seguir investindo na área da educação, que é um dos nossos principais pilares de trabalho”. A inscrição na Central de Vagas pode ser realizada no site da Prefeitura ou na recepção da SMEC – Secretaria Municipal de Educação Infantil e pode ser alterada a qualquer momento.