Programa “Melhor em Casa” de Santa Rosa é finalista em prêmio do Ministério da Saúde

Santa Rosa tem conquistado resultados positivos na qualidade da saúde, na oferta, no acesso facilitado e na humanização dos serviços. Prova disso, é que o Programa Melhor em Casa da FUMSSAR, foi classificado no Prêmio de Boas Práticas em Atenção Domiciliar, do Ministério da Saúde. Ao todo, 11 municípios foram selecionados entre as 120 iniciativas inscritas na premiação. Das produções escolhidas, Santa Rosa e Porto Alegre foram as únicas cidades finalistas do Rio Grande do Sul.

O objetivo da premiação é reconhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam na desospitalização de pacientes internados, por meio da continuidade do acolhimento humanizado em ambiente domiciliar. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destaca que o êxito e excelência nas boas práticas se deve ao empenho dos profissionais do Melhor em Casa e ao olhar atento da Gestão Municipal, “Queremos parabenizar a equipe que atua no Programa Melhor em Casa pela dedicação e pelo serviço humanizado que faz a diferença na vida das pessoas que necessitam desse cuidado. Santa Rosa tem sido referência em saúde e muitos investimentos estão sendo realizados pela gestão, tudo isso para oferecer um cuidado integral e uma saúde de qualidade para a população”.

O Programa Melhor em Casa iniciou em 2014 em Santa Rosa. Desde lá, tem gerado bons resultados. O serviço reduziu o número de internações dos pacientes em acompanhamento, facilitou as desospitalizações e fortaleceu o vínculo entre os usuários e profissionais de saúde, melhorando assim, a assistência na saúde. São realizados em média, 2.300 procedimentos e 500 visitas domiciliares por mês. O trabalho é desenvolvido por uma equipe multiprofissional composta por 06 profissionais de saúde, entre eles: médico, enfermeiro, fisioterapeuta e técnicos em enfermagem. A equipe atua na reabilitação de pessoas com deficiências permanentes ou transitórias, no acompanhamento e cuidado do paciente pós alta hospitalar, no treinamento e qualificação do cuidador e no atendimento resolutivo, com foco em diminuir as taxas de internações hospitalares. O evento de premiação das cinco melhores práticas, vai acontecer no dia 16 de dezembro, em Brasília.

Skip to content