Profissionais da FUMSSAR realizaram ações do Setembro Amarelo

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, em parceria com o Comitê Municipal de Prevenção ao Suicídio e com o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Novo Rumo, promoveu durante todo este mês, uma programação especial dedicada à prevenção do suicídio. As ações fizeram parte da Campanha Setembro Amarelo 2022, que teve como tema: “A vida é a melhor escolha”. As atividades incluíram, rodas de conversa, treinamentos, palestras e ações educativas com a comunidade.

Conforme dados divulgados pela FUMSSAR, Santa Rosa registrou nos primeiros 09 meses deste ano, 08 casos de suicídio. Em 2021, foram 17. Números que preocupam os profissionais que atuam no cuidado em saúde mental. A Psicóloga Lidiene Superti, ressalta a importância de falar sobre o tema, não só em setembro, mas todos os dias, “Embora seja um fenômeno complexo e multifatorial, o suicídio é também uma questão de saúde pública, sendo possível sua prevenção por meio do reconhecimento dos fatores de risco. Nosso objetivo é debater mais sobre o assunto e levar informação sobre a oferta de serviços de ajuda disponíveis para a população”.

Foram realizadas também, nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde, ações de orientação aos pacientes. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan destaca o trabalho que vem sendo realizado, “Nosso objetivo é trazer esclarecimentos e oferecer ferramentas sobre como lidar com essa questão. Precisamos alertar a sociedade sobre o tema e mostrar como buscar ajuda”. Mais informações, entre em contato com a UBS de referência ou com o CAPS Novo Rumo, pelos telefones: (55) 3513-5157 | 99653-3749.