Abertura da Semana Farroupilha em Santa Rosa

Na tarde deste domingo (11), ocorreu a abertura oficial da Semana Farroupilha em Santa Rosa. O evento aconteceu na Praça da Bandeira. Na oportunidade, foi realizada a recepção e distribuição da centelha da Chama Crioula para as entidades tradicionalistas santa-rosenses. A atividade foi organizada pelo Poder Executivo, Brigada Militar e Centros de Tradições Gaúchas, em parceria com as Secretarias de Educação e Cultura, Agricultura e Obras. Além disso, apresentações artísticas marcaram o início dos festejos farroupilhas.

Dentre as atividades, autoridades e representantes de CTGs entregaram Certificados de Mérito Farroupilha para alguns homenageados. A Chama Crioula foi trazida de Tucunduva para Santa Rosa por um grupo de cavalarianos do CTG Rancho Crioulo do Lajeado Tarumã, liderados por Cláudio Pagel, Patrão da entidade. Na solenidade, a chama foi entregue para o casal Terezinha e Sergivan de Carvalho, Patronos da Semana Farroupilha 2022 e ao prefeito Anderson Mantei, para o acendimento do Candeeiro Crioulo. O prefeito destacou sua gratidão aos cavalarianos que trouxeram a chama para Santa Rosa, por cultivarem a tradição gaúcha, “Essa chama traz união, colaboração, companheirismo e convivência pacífica, que é o que nós queremos para o nosso povo gaúcho. Que tenhamos no nosso coração, o amor pelo Rio Grande, com os sentimentos de respeito e gratidão. É um momento de valorizarmos nossa cultura e mostrarmos nossas tradições para todo o mundo”.

Neste ano, o tema dos Festejos Farroupilhas é: “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras”. As autoridades realizaram a entrega da Chama Crioula para os representantes dos CTGs e piquetes, que levaram a centelha para os diversos Centros Tradicionalistas de Santa Rosa. No dia 20 de setembro, vai acontecer o Desfile Farroupilha, em comemoração ao Dia do Gaúcho. A ação vai ser realizada na Av. Expedicionário Weber, em frente ao Parcão, com início às 09h. Toda a comunidade está convidada para prestigiar e celebrar esta data marcante para todo o povo Rio-Grandense.