01 ano do Centro Macrorregional de Transtorno do Espectro do Autismo

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que tem sido cada vez mais frequente na população. Em busca de oferecer um atendimento diferenciado para os autistas, a equipe da Fundação de Saúde de Santa Rosa desenvolveu um projeto e foi contemplada em 2021, com um Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo. Nesta quinta-feira (01), foi realizado um evento em comemoração ao primeiro ano do serviço. Estavam presentes autoridades e representantes de instituições e entidades que atendem autistas em toda a Macrorregião de Saúde Missioneira. A cerimônia contou também, com a participação da Banda do Exército e de um bate-papo sobre o TEA – Transtorno do Espectro do Autismo.

O CMR TEAcolhe Santa Rosa foi o primeiro Centro Macrorregional de Referência em TEA a ser instalado no Rio Grande do Sul. O projeto faz parte do Programa Estadual TEAcolhe, que incentiva a integração e a expansão das práticas e atividades em rede. O Vice-Prefeito Aldemir Ulrich parabenizou a equipe multiprofissional pelo excelente trabalho desenvolvido, “Estamos muito contentes de prestigiar toda a equipe do Centro Macrorregional de Autismo. Lutar por esta causa, foi algo que eu e o Prefeito Mantei nos comprometemos desde a campanha. Continuamos trabalhando para que cada vez mais, as pessoas com autismo possam receber o cuidado integral e um atendimento qualificado”.

O CMR TEAcolhe Santa Rosa oferece retaguarda assistencial e suporte técnico-pedagógico para as equipes dos municípios da macrorregião de saúde, por meio de matriciamento, nas áreas de saúde, educação e assistência social. Ao todo, 79 municípios da Macrorregião de Saúde Missioneira, são atendidos pelo serviço. Neste primeiro ano, já foram realizados 140 matriciamentos, abrangendo 2.140 profissionais que atendem pacientes com TEA. A equipe também organizou diversos eventos para debater o tema. Mais de 8.400 pessoas foram capacitadas através dos seminários e fóruns realizados. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, ressaltou que o serviço tem sido referência para todo o Estado e que reforça a integração entre saúde, educação e assistência social, “Temos muito orgulho do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo TEAcolhe aqui em Santa Rosa. Contamos com uma equipe altamente qualificada na área e que tem feito a diferença na vida de muitas famílias”. Até o momento, conforme relatório do Mapeamento de Autistas da Macrorregião Missioneira (em serviços SUS), 910 pacientes foram diagnosticados com TEA e 95 estão em avaliação nos serviços de reabilitação intelectual.