Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual – CER II

Sons, olhares e sorrisos. Cada interação é uma conquista. Crianças e adultos que necessitam de reabilitação auditiva e intelectual, contam com o Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II). Este é um serviço oferecido pela Fundação Municipal de Saúde. A porta de entrada é a Unidade Básica de Saúde. O CER II oferece duas modalidades: Reabilitação/Habilitação Auditiva e Reabilitação/Habilitação Intelectual e Transtornos do Espectro do Autismo.

A Reabilitação/Habilitação Auditiva: realiza avaliação audiológica, teste da orelhinha e linguinha, adaptação de próteses auditivas, fornecimento de sistema FM para crianças e exame de PEATE/BERA (Potencial evocado auditivo de tronco encefálico). Oferece ainda acompanhamento periódico, terapia fonoaudiológica e grupo de pais de crianças com deficiência auditiva. A equipe interdisciplinar mantém orientações aos familiares e demais instituições vinculadas ao usuário de aparelhos auditivos com o objetivo da integralidade do cuidado.

A outra modalidade ofertada pelo CER II é a Reabilitação/Habilitação Intelectual e Transtornos do Espectro do Autismo. Neste serviço são realizados os atendimentos interdisciplinares de pessoas com suspeita/diagnóstico de deficiência intelectual ou autismo. A reabilitação consiste desde a estimulação precoce do paciente, orientações à família; orientações à escola, visando, entre outras, o desenvolvimento de habilidades comunicacionais, de interação social, e de aprendizado.

O CER II atende 06 munícipios credenciados (14ªCRS) e as transferências vindas de Ijuí (PróAudi). São atendidos usuários de todas as faixas etárias, inclusive bebês que falham no Teste da Orelhinha. É realizado também, o encaminhamento e acompanhamento de usuários com Implante Coclear. Só em aparelhos auditivos foram 149 entregas de janeiro até abril de 2021. Presidente da FUMSSAR, Délcio Steffan, destaca, “Os pacientes recebem, do diagnóstico à adaptação, um atendimento com foco na atenção e no cuidado”.

A partir do acolhimento, o usuário realiza avaliações com a equipe multiprofissional, composta por médico psiquiatra, neuropediatra, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, fisioterapeuta, enfermeiro e educador físico. Segundo a coordenadora, Giane Coldebella, o CER II realiza também importante função de agente matriciador, promovendo reuniões periódicas com os demais pontos da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, “Visamos garantir a integralidade do cuidado e a articulação intersetorial com os serviços de proteção social, educação, esporte e cultura com o intuito de ampliar o alcance, a inclusão e a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência”.

O Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual fica localizado na Rua Sergipe, 127 – Santa Rosa / RS e o telefone para contato é o (55) 3513 – 5187. Funciona de segunda à sexta-feira das 7h30min às 11h30 e das 13h30 às 17h30.