Hemocentro recebe doação de sangue de estudantes de Caiçara

O Hemocentro Regional de Santa Rosa recebeu nesta semana uma importante doação. Onze estudantes do ensino médio, do município de Caiçara/RS realizaram a doação. Os jovens entre 16 e 17 anos vieram acompanhados de duas professoras que organizaram a viagem.

Caiçara fica localizada a 179 quilômetros de Santa Rosa e faz parte dos 52 municípios que são atendidos pelo Hemocentro Regional. Os estudantes vieram da Escola Estadual de Ensino Médio 20 de Setembro. A doação foi pauta nas disciplinas de Química e Saúde: Práticas Preventivas e na disciplina Projeto de Vida. O objetivo foi trabalhar com os alunos a importância da doação de sangue e da ajuda ao próximo.

Para a professora de Língua Portuguesa e da disciplina Projeto de Vida, Lucieni Souchie, os jovens de 16 e 17 anos são doadores em potencial, pois além de sadios, quando encorajados desde cedo, há grande chance de se tornarem doadores habituais, “Quando eles entendem que essa é uma causa que ajuda a comunidade, eles se engajam nela e passam a utilizar também, o seu poder de persuasão para que colegas, amigos e familiares também tenham a mesma atitude. Assim toda a sociedade participa desta causa tão importante”.

A doação aconteceu através de uma agenda programada. Essa é uma das ações do planejamento estratégico do hemocentro que tem como objetivo manter um estoque seguro de todos os tipos de sangue. A Gerente do HEMOSAR, Alice Klein destaca a importância do agendamento ser aqui em Santa Rosa, “Para o hemocentro é positivo que a doação ocorra aqui, pois já existe um espaço adequado e preparado para a coleta do sangue, agilizando assim o atendimento ao doador de Santa Rosa e região”. O Hemocentro Regional de Santa Rosa atende todas as demandas de sangue dos 23 hospitais da Região (52 municípios). Em média são realizadas 600 coletas/mês.