RAPS divulga programação do Junho Branco, mês de conscientização e prevenção do uso de drogas

Junho é o mês dedicado à prevenção ao uso de drogas. A Rede de Atenção Psicossocial de Santa Rosa – RAPS e a FUMSSAR intensificaram as ações informativas sobre o tema e divulgaram uma programação com diversas atividades. As ações são voltadas principalmente aos jovens e familiares de pacientes com objetivo de prevenir e conscientizar sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas.

A programação vai contar com a realização de testes rápidos nos abrigos municipais, grupos de tabagismo no turno da noite, cinema, atividades na comunidade escolar, entre outras ações. Além disso, será intensificado o acolhimento de saúde mental, no terceiro turno da UBS auxiliadora. A Gerente da RAPS e psicóloga da FUMSSAR, Flávia Albuquerque, destaca a importância da campanha do Junho Branco, “O grande objetivo é chamar a atenção da população e dos pacientes para os riscos do uso abusivo de álcool e outras drogas, mas também fazer esse trabalho de promoção da saúde e valorização da vida saudável”.

Em Santa Rosa, o CAPS AD Movimento (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas) é um serviço especializado em saúde mental e dependência química, que atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e/ou outras drogas, visando a reabilitação e reinserção na sociedade. No local, são realizadas oficinas terapêuticas, oficinas expressivas, grupos de psicoterapia, expressão corporal, grupos de música, grupos de atividade física e atendimentos individuais com equipe multiprofissional. O serviço funciona em parceria com toda a rede de saúde e rede intersetorial (escolas, conselho tutelar, ministério público, poder judiciário, assistência socia e brigada militar), de modo a realizar intervenções que promovam a prevenção e o cuidado em rede.

Skip to content