Prefeitura vai reduzir custos com a implementação de placas fotovoltaicas

Iniciou a 1ª etapa do Sistema de Geração Fotovoltaica em espaços públicos do município

O Prefeito Anderson Mantei assinou na tarde desta quarta-feira (03), a ordem de início da execução da 1ª etapa do sistema de geração de energia solar fotovoltaica. As placas solares vão ser instaladas em espaços públicos de Santa Rosa. Atualmente, um dos maiores centros de despesa da prefeitura, é com energia elétrica. Os gastos chegam ao montante de R$ 3,6 milhões de reais por ano. Com a implementação deste sistema, o objetivo é gerar economia e melhorar a infraestrutura do município. Mais de R$ 422 mil estão sendo investidos nessa fase. A previsão é que até o final do projeto (4 etapas), a prefeitura seja autossustentável em consumo e geração de energia.

As placas fotovoltaicas vão ser instaladas neste primeiro momento, em 09 espaços públicos: Centro Cívico, EMEI Heróis do Futuro, EMEF São José, Ginásio Moroni, Ginásio Pedro Deon, EMEF Liminha, Mercado Público, Palácio 14 Julho e Secretaria de Obras. O Prefeito Anderson Mantei, destacou que essa é uma das ações mais importantes que a Prefeitura está desenvolvendo e que irá gerar uma economia significativa para os cofres públicos, “Com a economia que teremos a partir do sistema de geração de energia solar, vamos poder pagar o investimento, e ainda, aplicar esse recurso em outras áreas do município”.

O prazo de execução para esta fase é de 120 dias, conforme o contrato. Após a conclusão desta primeira etapa, a previsão é que o município economize com energia elétrica mais de R$ 650 mil por ano. O investimento total nas 4 etapas será de cerca de R$ 5 milhões. Além destas novas instalações das placas de energia solar, a prefeitura já possui o sistema de geração fotovoltaica em 25 escolas da Rede Municipal de Ensino. Participaram também do ato de assinatura, o Vice-Prefeito Aldemir Ulrich, a Diretora de Captação de Recursos, Caliandra Perini, o Diretor de Planejamento Urbano, Luís Fernando Marzari, o Engenheiro Eletricista, Rogério Völz e o representante da empresa responsável por executar o serviço.