Prefeitura, SENAR e Sindicato Rural realizam o Programa Alimentação Saudável em Santa Rosa

A Prefeitura de Santa Rosa através da Secretaria de Agricultura e em parceria com o Sindicato Rural, está promovendo no município, o Programa Alimentação Saudável na comunidade de Bela União. A atividade está sendo coordenada através de uma instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/RS. Ao todo, 12 participantes iniciaram a formação que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas através do conhecimento sobre os alimentos e sua relação com a saúde.

O Programa Alimentação Saudável fornece um conhecimento ampliado sobre os alimentos e como organizar a alimentação em casa, evitando assim, problemas de saúde relacionados aos maus hábitos alimentares. O Técnico Agrícola, Gustavo Traczynski Cervi, destaca a importância da qualificação, “Esta é uma excelente ferramenta que incentiva os participantes a adotarem hábitos alimentares saudáveis e dessa forma, prevenirem doenças relacionadas à obesidade, como também outras doenças ocasionadas por uma má alimentação”.

Ao todo, serão realizados 10 encontros de 4hs cada, totalizando uma carga horária de 40 horas. Confira abaixo o cronograma dos encontros:

Primeiro Encontro: conhecimento geral sobre alimentação saudável, reeducação alimentar e saúde. Avaliação de composição corporal. “Como saber se estamos bem?”.

Segundo Encontro: conhecimento geral sobre alimentação saudável, hidratação e atividade física.

Terceiro Encontro: conhecimento geral sobre alimentação saudável e montagem dos cardápios ideais.

Quarto Encontro: fatores emocionais (fome real, ansiedade, compulsão, etc.).

Quinto Encontro: conhecendo mais sobre exames laboratoriais.

Sexto Encontro: fatores emocionais (fome real, ansiedade, compulsão, etc.).

Sétimo Encontro: influência da mídia na alimentação e nossa evolução alimentar.

Oitavo, Nono e Décimo Encontro: práticas gastronômicas saudáveis.