Abertura da Semana da Pátria

Estudantes fizeram apresentações culturais em homenagem ao Brasil

Na manhã desta quarta-feira, 01, ocorreu a abertura da Semana da Pátria em Santa Rosa. O ato, realizado na praça da Bandeira, foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e contou com a participação de escolas, entidades e autoridades no hasteamento das bandeiras. Estudantes fizeram apresentações culturais em homenagem ao Brasil.

O Fogo Simbólico da Pátria foi recepcionado na EMEF Professor Francisco Xavier Giordani, dia 17 de agosto, e conduzido ao 19ºRC MEC onde permaneceu até hoje. Na solenidade desta manhã, o fogo foi entregue ao prefeito Anderson Mantei, que destacou o quanto ser patriota é se comprometer a fazer algo de bom pelo lugar onde se vive e fortalecer os sentimentos de civismo: “Temos orgulho de onde vivemos e temos a responsabilidade por fazer daqui um lugar melhor a cada dia; vamos aproveitar esse momento para valorizar ainda mais nosso povo e nossa história”.

O Hino Nacional foi executado pela Fanfarra da Brigada Militar. Neste ano, foram escolhidos dois temas para as homenagens da Pátria. Em todo o país, as reverências serão ao Hino Nacional Brasileiro. Já o tema regional é FEB – Força Expedicionária Brasileira e a participação dos gaúchos na 2ª Guerra Mundial. “Nossas escolas fizeram trabalhos e atividades em torno desses tópicos, fortalecendo o patriotismo a partir das comunidades em que estão inseridos. Precisamos conhecer a história para construir o Brasil melhor que todos desejam”, registrou a secretária de Educação Lires Zimmermann Führ.

Após a solenidade de abertura, o Fogo Simbólico permanece guarnecido no Corpo de Bombeiros até o dia 07 de setembro, quando será conduzido novamente até a Praça da Bandeira para o encerramento da Semana da Pátria.