Educação Empreendedora na Rede Municipal de Ensino

Proporcionar uma formação mais completa e preparar os alunos para os desafios do mundo contemporâneo. Esse é o objetivo proposto no Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP 2024, realizado pela Prefeitura de Santa Rosa em parceria com o SEBRAE. Na última semana, professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, participantes do projeto, receberam uma capacitação sobre o tema: “Educação Empreendedora”.

O programa iniciou em 2023, em 4 EMEFs da Rede Municipal de Ensino. Neste ano, mais 2 escolas foram inseridas nas atividades. O intuito é trabalhar com os estudantes ações voltadas ao empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Mais de 800 alunos participam do projeto que contribui para o fortalecimento de competências e habilidades que resultam em indivíduos autônomos e protagonistas do seu projeto de vida. A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, explica que após a aplicação da metodologia em sala de aula, os alunos têm a oportunidade de mostrar para a sociedade, suas famílias e outros setores da educação o que aprenderam, “É um excelente programa que introduz os princípios do empreendedorismo nas escolas e proporciona uma oportunidade para os alunos transformarem suas perspectivas de futuro e se tornarem líderes em suas vidas e comunidades. O JEPP reflete o compromisso de preparar a próxima geração de jovens para enfrentar os desafios do século XXI”.

O programa Jovens Empreendedores – Primeiros Passos é composto por nove cursos: O mundo das ervas aromáticas; Temperos naturais; Oficina de brinquedos ecológicos; Locadora de produtos; Sabores de cores; Ecopapelaria; Artesanato sustentável; Empreendedorismo social e Novas ideias, grandes negócios.