Retrospectiva Secretarias Municipais: Administração e Fazenda

Dando continuidade na prestação de contas das secretarias, o Governo Municipal apresenta nesta segunda-feira (26), a retrospectiva da Secretaria de Administração e Fazenda. A intenção é seguir com a transparência dos serviços e das ações do governo, além de valorizar as equipes de cada setor pelo trabalho realizado no último ano. A Secretaria de Administração e Fazenda é uma das maiores da Prefeitura de Santa Rosa, com 160 servidores que atuam em diversos setores, como: Recursos Humanos, Seção de Compras, Licitações, Protocolo, Ouvidoria, Patrimônio, Almoxarifado, Fazenda, Tesouraria, Contabilidade, Serviços Auxiliares, Logística e Segurança.

Na secretaria, foi implementado o Programa Especial de Recuperação e Regularização de Dívidas – Recupera Santa Rosa, através de refinanciamento dos débitos dos contribuintes. Os cidadãos que tinham valores em atraso, puderam pagar as dívidas com descontos de até 90% de juros e multas. Com intensa campanha de cobrança de créditos tributários inscritos em dívida ativa, o município recuperou no ano que passou mais de R$ 7,2 milhões. Já no setor de arrecadação, o foco foi facilitar ao contribuinte, o pagamento de tributos e taxas através das guias de arrecadação por Pix. Foi registrado em 2023, o atendimento presencial na prefeitura de 34.213 contribuintes, uma média mensal de 2.851 cidadãos.

Outro destaque foi o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Recursos Humanos. Foram realizadas diversas ações diferenciadas, dentre elas, a promoção de cursos aos servidores e a informatização dos processos. Somente em 2023, foram 09 processos digitais implementados. Uma medida que proporciona mais agilidade, eficiência e que gera também, economia para a prefeitura. Outra importante atividade que o DRH vem realizando em parceria com as Secretarias, FUMSSAR e Previrosa, é a integração de novos servidores. Já o setor de patrimônio, responsável por cuidar dos bens do município, com foco no monitoramento e controle dos bens móveis e imóveis vem sendo reorganizado. A equipe atuou na verificação de todos os imóveis, readequando e atualizando o setor.

Segundo o Secretário André Stürmer, “A Secretaria de Administração e Fazenda, além de prestar atendimento ao público em áreas específicas, é uma secretaria estruturante que presta atendimento para todas as demais secretarias do município. Trata por exemplo, da segurança de todo o patrimônio com os serviços de vigilância, da manutenção e reforma das estruturas e prédios, do controle da logística e dos veículos, além de prover os materiais de consumo interno. Contamos com uma equipe qualificada e com grandes projetos para ainda mais avanços em 2024”.

A Seção de Compras também teve um papel fundamental no último ano, em função de que a Administração está realizando uma série de obras em Santa Rosa. Associada ao Setor de Licitações, foram dezenas de processos que tramitaram no setor, como a contratação de empresas para obras de construções, pavimentações, abertura de ruas, manutenção dos logradouros públicos, entre outras melhorias.

Para este ano, o objetivo da secretaria é manter e melhorar a qualidade dos procedimentos administrativos, bem como ampliar facilidades ao cidadão no atendimento das demandas e processos do município.