Retrospectiva Secretarias Municipais: Meio Ambiente

Licenciamento, educação ambiental, arborização, bem-estar animal, fiscalização e serviços de limpeza de fossa são algumas das principais áreas de trabalho da Secretaria de Meio Ambiente. A equipe conta com 27 profissionais. O ano de 2023, foi marcado por um intenso trabalho de conscientização ambiental e campanhas para a comunidade, além do licenciamento ambiental de diversos empreendimentos.

Para o manejo na arborização urbana, as pessoas devem passar pelo setor de Meio Ambiente da Prefeitura, que faz a analise através de equipe técnica. No ano passado, foram mais de 500 pareceres para o manejo de arborização. O plantio de mudas também foi destaque. Em parceria com a RGE foram 244 mudas de árvores plantadas em espaços públicos. O viveiro também doou para entidades e escolas do município cerca de 1.000 mudas, assim como, fez o plantio de mais de 2 mil exemplares na cidade. O Secretário de Meio Ambiente João Carlos Dorneles destaca o trabalho de licenciamento ambiental realizado em 2023 com 184 licenças expedidas, “O tempo médio para liberação da Prefeitura é hoje de 45 dias, mas buscamos sempre resolver antes desse prazo e ajudar no que for preciso as pessoas que buscam empreender e precisam de licença”.

No setor de Bem-Estar Animal, foram registradas 275 castrações e mais de 270 processos de ouvidorias com vistoria e atendimento aos animais, “Realizamos muitas ações educativas voltadas para o meio ambiente de forma geral, nossa equipe está muito empenhada em trabalhar com a conscientização da população”, destaca o Secretário. No ano passado, foram atendidos 1.300 processos de limpeza de fossas. Outra ação importante foi o trabalho de fiscalização que está sempre em plena atividade acompanhando as ações realizadas no município.

Em 2023, através das campanhas de educação ambiental, também foram recolhidos e destinados de maneira adequada cerca de 400kg de pilhas e baterias, assim como, 33 toneladas de resíduos eletrônicos. No ano passado, foram atendidos 1.300 processos de limpeza de fossas. Outra ação importante foi o trabalho de fiscalização que está sempre em plena atividade acompanhando as ações realizadas no município. Para esse ano, as ações da Secretaria de Meio Ambiente serão ainda mais intensificadas com atividades de educação nas escolas.