Retrospectiva Secretarias: Educação e Cultura

Ampliação de vagas, obras nas escolas e projetos culturais foram alguns dos destaques do ano de 2023 da Secretaria de Educação e Cultura. A Rede Municipal conta com 3.395 alunos na Educação Infantil e 3.680 no Ensino Fundamental. Cada escola conta com ações diferenciadas de acordo com público e localidade, porém todas acompanham o projeto de qualificação e melhoria contínua.

Desde 2021, o Governo tem trabalhado com o foco na ampliação de vagas na Rede Municipal, já que essa é uma das principais demandas do município. Três escolas de Educação Infantil estão em obras, o que vai oportunizar 550 novas vagas. As obras estão sendo realizadas com recurso próprio, oriundo das economias da Gestão. Em 2020, a Secretaria de Educação contava com 6.474 alunos, e em 2023 com 7.075, um acréscimo de 601 estudantes.

A Secretária, Lires Zimmermann, destaca que o Projeto “Educação: um olhar para o futuro de Santa Rosa”, tem sido um dos destaques do Governo, “Este trabalho estimula o comprometimento dos alunos e escolas na busca de melhores índices no processo de ensino e aprendizagem”. Além desse, outros programas também estão sendo muito importantes, como o Programa Viva na Escola, que disponibiliza o passe livre no transporte público; o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, em parceria com o SEBRAE; o Programa Saúde na Escola – PSE em parceria com a FUMSSAR; o Programa Santa Rosa pela Paz em parceria com o Ministério Público – Justiça Restaurativa, que busca a resolução de conflitos escolares através do diálogo e da realização de Círculos de Paz; o Programa AABB Comunidade; o Projeto TRIBOS em parceria com a Parceiros Voluntários – ACISAP; o Projeto Orquestra Jovem; o Programa Primeira Infância Melhor – PIM em parceria com a FUMSSAR e a Secretaria de Desenvolvimento Social, entre outros.

A presença nas feiras e eventos também foi destaque em 2023. Os alunos participaram do Hortigranjeiros, do projeto Musicanto Vai à Escola, da Feira Municipal de Conhecimento, do IV Brincando no Parque, da II Mostra de Trabalhos da Educação Infantil e do II Encontro Municipal da Juventude, que teve ênfase na Saúde dos Adolescentes. Lires ressalta também, a participação na Feira do Livro, “Nós tivemos uma intensa participação na última Feira e ainda, contamos com o estímulo que o município dá com o vale-livro”. A Formação para Pais, a capacitação dos servidores das escolas e as formações pedagógicas para os professores também foram intensificadas no último ano. Parcerias com a FUMSSAR (TEAcolhe), APAE e a APADA oportunizaram avanços no processo de inclusão da educação.

A Cultura é um dos setores que integram a Secretaria de Educação. No ano que passou, a equipe responsável pelo departamento atuou na organização e realização de diversos eventos, sendo os de maior destaque: Páscoa, Semana do Município, Semana Farroupilha, 18ª Feira do Livro, 11ª Edição da Música Gospel, Oficinas Culturais e Pedagógicas de Dança e Música e o Natal Encantado Santa Rosa 2023.

Para 2024, a secretaria vai dar continuidade nas atividades em andamento, além de iniciar novos projetos, como cursos profissionalizantes em parceria com o IFFAR, o SENAI e o SEBRAE.