Governo Municipal prepara mais ações para evitar alagamentos

Neste início de semana, o Prefeito Aldemir Ulrich, esteve reunido com a Defesa Civil e o Meio Ambiente para tratar de um importante tema: desassoreamento dos rios. Nos últimos meses, foi realizado um mapeamento georreferenciado sobre os principais pontos de problemas. Este material foi encaminhado agora ao Estado, para solicitar o licenciamento para realizar as obras no rio.

Em 2022, a Prefeitura realizou um importante trabalho de desassoreamento nos rios: Lajeado Paulino, Pessegueiro, Pessegueirinho, Lajeado Figueira e Sanga do Inácio. Essa ação preventiva foi fundamental para que mesmo que com todas as chuvas de 2023, nenhuma família sofresse com alagamento. Em 2021, choveu 1.622 mm, em 2022 foram 1.947mm, e no ano passado foram 2.691mm.

A média foi bem superior aos últimos anos, principalmente nos últimos 3 meses, que chegou a registrar 520mm só em outubro, “Esse é um trabalho de prevenção, temos que estar sempre atentos e realizando ações preventivas para evitar alagamentos. Os resultados estão sendo vistos, mesmo com toda a chuva no fim do ano passado, não tivemos nenhum caso de inundação. O Governo Municipal está investindo em obras estruturais e de drenagem em Santa Rosa, solucionando o problema de enchentes, que era enfrentado por diversas famílias. Nossa preocupação está em resolver os problemas e aplicar o dinheiro público em soluções para a população”, destacou Aldemir.

Lixo, terra e o crescimento da vegetação nos rios são alguns dos fatores que fazem com que esse trabalho de desassoreamento tenha que ser periódico. A expectativa é de que em março ou abril encerre os tramites legais e comece o trabalho nos rios.