Retrospectiva Secretarias: Mobilidade Urbana


O ano de 2023 contou com uma nova Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana. A mudança ocorreu para ampliar as ações voltadas para essa importante área. Em Santa Rosa, segundo a Brigada Militar, foram registrados 641 acidentes, no ano passado, sendo 38 atropelamentos. Já acidentes com moto foram 215. Números menores em relação ao mesmo período de 2022, onde ocorreram 733 acidentes. Os dados, são avaliados pela secretaria em conjunto com órgãos de segurança. Uma das mais importantes ações que já começou a ser realizada em 2023, para reduzir números como esse, foi a contratação de uma empresa para fazer um novo plano de mobilidade urbana e engenharia de tráfego.      


A secretaria contratou uma empresa especializada que está realizando o estudo técnico e as possíveis mudanças que devem ocorrer no trânsito em Santa Rosa. O objetivo é facilitar, agilizar e tornar mais seguro o tráfego na cidade, levando em consideração o aumento da população e de necessidades da comunidade nos últimos anos. O Secretário de Mobilidade Urbana, Maicon Zamboni, destaca que este trabalho é fundamental para garantir que Santa Rosa continue crescendo e avançando em todas as áreas, “Vamos através destes dados realizar um planejamento das ações e soluções de melhorias nas vias de Santa Rosa. Sempre com o objetivo de dar mais fluidez e segurança ao tráfego de veículos e preparando a nossa cidade paras as próximas décadas de desenvolvimento”.


O ano que passou também foi de modernização na Secretaria, diversos processos passaram a ser realizados de forma digital. Assim, documentos e trâmites foram agilizados. Além das melhorias de pinturas de vias, quebra-molas elevados na frente das escolas, aquisição de equipamentos de segurança, muitas ações foram desenvolvidas com intuito de educação. Maio Amarelo contou com vários parceiros para realização de atividades que envolveram cerca de 2 mil condutores. No Dia do Colono e Motorista também foi realizada uma ação educativa, assim como, na semana Nacional do Trânsito. As escolas também foram envolvidas no Projeto Teatrânsito que envolveu alunos com a temática do trânsito e mobilidade urbana. 


Muitos avanços ocorreram em 2023, e segundo o Secretário Maicon para 2024, a intenção é só avançar ainda mais, já que a mobilidade é extremamente importante no que diz respeito ao desenvolvimento da cidade, “Neste ano já vamos implementar mudanças conforme o Plano de Mobilidade, e isso vai repercutir no dia a dia das pessoas. Também vamos ampliar nosso sistema de segurança e nossos programas de educação para o trânsito. Nosso foco é estar em constante evolução para acompanhar todo esse desenvolvimento que a cidade vem tendo nos últimos anos”. As mudanças no trânsito devem começar a ser realizadas ainda neste ano de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content