Santa Rosa firma convênio com o Governo do Estado no Programa RS Qualificação

Santa Rosa está entre os municípios selecionados para o Programa RS Qualificação. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional – STDP, realizou nesta quinta-feira (14), o ato de assinatura dos convênios com os 202 municípios contemplados no programa. O Prefeito Anderson Mantei participou da solenidade que foi realizada no Palácio Piratini, em Porto Alegre, com a presença do Governador do RS, Eduardo Leite e do Secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella. A partir do convênio firmado, Santa Rosa vai receber do Estado R$ 86.655,00 e a Prefeitura irá investir mais R$ 17.331,00, na oferta de cursos de qualificação para os santa-rosenses.

Ao todo serão ofertados 6 cursos para pessoas que buscam qualificação profissional e estão à procura de uma vaga de emprego. Os cursos serão ofertados por instituições com capacidade técnica e operacional dentro do Sistema “S”. A expectativa é que sejam beneficiadas mais de 100 pessoas, divididas em seis turmas. O Prefeito Anderson Mantei, destacou que a inclusão do município no programa RS Qualificação, representa um passo importante para o fortalecimento da capacitação profissional em Santa Rosa, “Essa é uma excelente oportunidade que a população vai ter para alcançar mais qualificação profissional e geração de renda. Nosso objetivo é preencher as vagas de trabalho que estão abertas no município, com mão de obra qualificada, especialmente nas profissões contempladas pelos cursos ofertados através deste convênio”.

A previsão é que as inscrições para os cursos sejam abertas no início de 2024. As datas serão divulgadas nas páginas oficiais da Prefeitura de Santa Rosa. Confira abaixo os cursos que serão ofertados através do Programa RS Qualificação.

– Curso de tornearia mecânica

– Curso de iniciação para leitura e interpretação de desenho técnico mecânico e metrologia

– Curso de montagem de conjuntos mecânicos

– Curso de iniciação para área de soldagem: INP0279 Soldagem MIG-MAG