Santa Rosa está entre as 3 melhores cidades para se viver no país

O município foi finalista na categoria geral “Cidades Excelentes” no eixo de 30 a 100 mil habitantes

Santa Rosa, melhor cidade para se viver. Nunca, essa frase fez tanto sentido como agora. O município de Santa Rosa foi reconhecido e selecionado entre as 3 melhores cidades para se viver no Brasil e a melhor no Estado do Rio Grande do Sul, no eixo de 30 a 100 mil habitantes. O município participou como finalista na etapa nacional do prêmio “Band Cidades Excelentes”, edição 2023. A avaliação utilizou uma metodologia criada pelo Instituto Aquila e tem como base dados coletados nos ministérios. O mérito foi concedido aos lugares que atingiram os maiores indicadores em cada segmento proposto.

A etapa nacional ocorreu nesta segunda-feira (11), em Brasília. O Secretário de Gestão, Ademir Rosa, esteve presente na solenidade representando o Governo Municipal, “Santa Rosa está colhendo os frutos. Estamos avançando em todas as áreas através de um trabalho realizado com Planejamento Estratégico e muita transparência”. A premiação contemplou seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Além disso, foram elencadas as Cidades Excelentes que tiveram as melhores médias em todos os índices. Santa Rosa foi finalista nas categorias: “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência” e na categoria geral, “Cidades Excelentes”, dentre os municípios até 100 mil habitantes, ficando entre as 3 melhores cidades para se viver do país. O Prefeito Anderson Mantei, parabenizou o município pela conquista, “Ficamos muito honrados e orgulhosos da nossa cidade estar entre as 3 finalistas no país, entre os mais de 1.100 municípios (de 30 a 100 mil habitantes). Nós vivemos em uma cidade que conta com pessoas que fazem a diferença e nós queremos que Santa Rosa não pare por aí e avance ainda mais”.

O instrumento empregado na avaliação das cidades é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolida os resultados de 67 indicadores em uma única nota final.