Retrospectiva Secretaria de Agricultura

A Secretaria Municipal de Agricultura teve um ano intenso de atividades. As ações desenvolvidas em 2021 fazem parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura, um novo modelo de gestão do Governo Municipal que visa uma padronização e desburocratização das atividades. Nesse grande programa, a Secretaria de Agricultura lançou a Divisão Operacional Municipal. Com ela, foi possível mapear toda área do interior e organizar um cronograma de atividades.

Santa Rosa conta com 53 comunidades divididas em 13 lotes. A separação dos lotes foi feita com critérios técnicos e de logística. Este plano de ação otimiza e qualifica os serviços. No momento, a Secretaria está atuando na divisão 5 que contempla: Rincão dos Souza, Linha São Salvador, Lajeado Paulino e Rincão dos Rocha. As operações estão voltadas aos pontos com mais necessidade para o escoamento da safra. Milhares de famílias já foram beneficiadas com estradas que dão acesso para as propriedades. Hoje cerca de 70% das vias principais estão patroladas, com cascalhamento em pontos de maior necessidade. Só em 2021, foram mais de 1.560 quilômetros patrolados no município, sendo que a área de extensão é de 784 quilômetros, ou seja, ao menos uma vez no ano, a secretaria passou com a patrola em todas as ruas do interior.

O Secretário de Agricultura de Santa Rosa, Paulo Roberto dos Santos, destacou a importância do Planejamento Estratégico para desenvolver as ações ao longo do ano, “Com o planejamento estratégico conseguimos organizar melhor o nosso trabalho, através da divisão operacional, estamos conseguindo dar uma atenção mais detalhada para cada localidade e também atender as demais demandas da secretaria”. Além disso, Santa Rosa possui atualmente 29 agroindústrias, estando em 2º lugar no ranking de agroindústrias do estado do Rio Grande do Sul, perdendo apenas para Bento Gonçalves.

Ainda durante 2021, foram abertos 91 novos blocos de produtores rurais, como também a distribuição e a entrega de Alevinos com subsídio de 50% para os produtores. A prefeitura em parceria com a Secretaria de Agricultura beneficiou 42 produtores rurais com a entrega de 26.760 Alevinos por meio dessa ação que faz parte do Programa de Incentivo a Piscicultura. Outra ação muito importante foi a vacinação contra a Brucelose. A secretaria vacinou 753 novilhas em 2021. Em relação aos programas Safra e Safrinha, 28 produtores foram contemplados com 87 sacas de milho. Para 2022, a equipe segue o planejamento e as ações voltadas para o desenvolvimento do interior de Santa Rosa.