LIVE Saúde Digital: Programa da FUMSSAR completa três meses

Mais saúde, qualidade de vida e acesso facilitado para a prática de atividades físicas. Em junho deste ano, a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, iniciou o Programa LIVE Saúde Digital. A ação completa três meses nesta sexta-feira (01) e tem tido resultados muito positivos. Ao todo, foram realizados sete encontros desde a aula inaugural, com uma média de 430 visualizações por live. Mais de 3 mil acessos até o momento.

O objetivo do programa é combater o sedentarismo e incentivar a prática de exercícios, auxiliando na promoção de saúde e no cuidado integral da população. As aulas são transmitidas pela plataforma Youtube, no canal da Prefeitura de Santa Rosa. Durante uma hora, os usuários conectados na live, recebem instruções de um professor de Educação Física, para realizar alongamentos e exercícios no conforto de casa. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destaca que esta é uma nova proposta que busca proporcionar aos santa-rosenses uma vida ativa e saudável, “Hoje, cada vez mais, os serviços precisam atender às necessidades da população e com isso, a assistência através do meio digital e da internet tem sido ampliada a cada dia. Devido a correria dos compromissos de trabalho, estudo, entre outras atividades, muitas pessoas não conseguem ir até uma academia ou participar de um grupo de ginástica da UBS, dessa forma, encontramos na internet, um meio para alcançar mais pessoas e levar o atendimento de saúde para dentro de casa”.

A LIVE Saúde Digital também é uma oportunidade para que as famílias pratiquem junto atividade física, seguindo orientações seguras e com acesso fácil, no celular, computador ou na televisão. A farmacêutica Graciele Campanaro, é uma das pessoas conectadas que acompanham os vídeos semanais produzidos pela FUMSSAR. Ela ressalta que precisava praticar uma atividade física, mas não tinha como deixar o filho sozinho em casa e encontrou no programa, uma saída para em família, melhorar a saúde dos dois, “Há muito tempo que eu não fazia nenhum exercício e assim que soube da live, fiquei muito contente. Chega a quinta-feira, eu puxo a mesinha da sala e eu e meu filho fazemos no conforto de casa, os exercícios que são passados.  Além disso, se eu quero fazer outros dias da semana, eu consigo reassistir a live e fazer novamente a aula que fica gravada. Isso despertou em mim, a vontade de estar em movimento, tanto que os dias que eu não faço, eu sinto falta”.

Outra grande vantagem elencada por Graciele, é não precisar ter equipamentos de academia para praticar os exercícios, “Nós usamos as dicas do professor e utilizamos garrafinha com água, garrafinha com areia e até pacotes de alimento, de feijão e açúcar, para usar como peso. Já percebo uma melhora grande quanto à disposição, melhora na circulação e a musculatura mais firme. Meu sentimento é de gratidão e espero que este programa permaneça por muito mais tempo, trazendo mais saúde para toda a população”, destacou a farmacêutica.

As lives de ginástica acontecem todas as quintas-feiras, ao vivo, das 19h às 20h no Youtube da Prefeitura de Santa Rosa. Após o término das aulas, os conteúdos ficam salvos para serem acessados posteriormente.