Curso de Apicultura Avançada é realizado em Santa Rosa

As abelhas têm um importante papel no meio ambiente, pois são responsáveis por polinizar várias espécies de plantas, além de produzirem alimentos ricos em nutrientes, como mel e própolis. Aos poucos, a criação desses insetos tem crescido em todo o país e ganhado cada vez mais espaço na produção agropecuária. Dessa forma, com o objetivo de promover a capacitação de profissionais dessa atividade, foi realizado um curso de Apicultura Avançada. A ação ocorreu através de uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar RS e Sindicato Rural.

Ao todo, 11 alunos participaram da capacitação que incluía aulas teóricas e práticas. Na parte teórica, os produtores aprenderam sobre anatomia e fisiologia das abelhas, avaliação e manejo de colmeias, procedimentos de colheita e processamento de cera e própolis, além de instruções de como criar a abelha, aumentar e fortalecer o enxame. O Gerente de Políticas Rurais, Daniel Oliveira, acompanhou todo o processo e destacou a ação, “O curso de Apicultura Avançada permitiu aos alunos verem de perto exemplos de manejo errado, que prejudicam a produtividade das colmeias. As aulas práticas, associadas ao conhecimento teórico, possibilitaram aos apicultores alcançarem os três pilares da alta produtividade, que são a troca de cera, a alimentação para o enxame crescer antes da florada e a troca de rainha. Foi uma oportunidade incrível, que além de proporcionar mais conhecimento, vai possibilitar que as famílias aumentem também a sua lucratividade”.

O curso de Apicultura Avançada teve duração de 24 horas. Após a conclusão das aulas, os alunos receberam uma certificação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul – Senar RS.

Skip to content