Secretaria de Educação e Cultura realiza simulados nas escolas da Rede Municipal de Ensino

Com o diagnóstico obtido, o objetivo é focar em ações para melhorar os índices de aprendizagem

A Prefeitura de Santa Rosa através da Secretaria de Educação e Cultura realizou simulados com os alunos do 5° e 9° anos das escolas que fazem parte da Rede Municipal de Ensino. As provas diagnósticas têm como base o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, que é aplicado a cada dois anos e avalia o índice de aprendizagem em todo território nacional. Nesta quinta-feira (03), o diagnóstico obtido nos simulados foi apresentado para as equipes diretivas das Escolas de Ensino Fundamental. O objetivo é possibilitar um olhar voltado aos conteúdos em que os alunos apresentam mais dificuldades.

Na oportunidade, foi realizada uma Formação Pedagógica pelo Professor Douglas Dantas, sobre: “BNCC e SAEB: A progressão das aprendizagens integrando processos de aprendizagem e de avaliação formativa”. A ação faz parte do projeto: “Educação: um olhar para o futuro de Santa Rosa”, que está em execução desde 2021 no município. A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, destaca que o projeto busca melhorar os índices de qualidade da educação, principalmente nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, “O projeto “Educação: um olhar para o futuro de Santa Rosa”, tem como missão contribuir para a melhoria do desempenho educacional no município, através de avaliação sistemática destes indicadores escolares, buscando melhores resultados no desempenho escolar e na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB”.

Ainda neste projeto, acontecem outras atividades que incentivam e estimulam a aprendizagem dos alunos. Cada escola tem um “Aluno Destaque” por trimestre, escolhido através do Conselho de Classe pela equipe de professores. O estudante escolhido recebe como premiação pela dedicação e empenho, uma sessão de cinema. Além disso, todos os alunos do 5°ao 9°ano recebem anualmente, uma Cartela de Desempenho Escolar. A cada nota acima de 80% positiva no boletim, é aplicado um carimbo na cartela. O aluno que alcançar o número de 12 carimbos positivos, tem o direito a uma nova premiação.