Profissionais da Educação participam de formação continuada

Os profissionais de educação que atuam na Rede Municipal de Ensino participaram durante a primeira semana de recesso escolar, de uma formação continuada. As atividades foram organizadas pela equipe da Secretaria de Educação e Cultura. Nesta quarta-feira (19), a ação aconteceu no Centro Cívico, com o tema: “Autoestima e cooperação”, coordenada pela palestrante, Rochelli Colossi Ziembowicz, da FEMA. Participaram do evento, os profissionais do quadro geral que trabalham nas EMEIs e EMEFs do município. O objetivo foi promover um diálogo sobre práticas pedagógicas e valorizar os servidores inseridos no ambiente escolar.

A primeira capacitação da semana aconteceu na segunda-feira (17), na Unijuí, com a participação de 350 servidores que trabalham nas Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEIs. Na oportunidade, foi realizada uma explanação de responsabilidade do Departamento de Recursos Humanos – DRH e uma palestra com a Psicóloga Luana Dias, que trabalhou com as equipes o tema: “Autocuidado e autoconhecimento”. A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, reforça a importância destes momentos, “A formação continuada possibilita que os profissionais da educação identifiquem problemas, se aprimorem, estejam atualizados e tenham cada vez mais informações e conhecimentos sobre diversos assuntos, o que reflete na qualidade do ensino do município”.

Ainda, na terça-feira (18), o dia foi também de formação no Centro Cívico, com o Seminário de Educação, Afeto e Cognição: um caminho para a aprendizagem significativa, sob a organização da FEMA. O Governo Municipal adquiriu ingressos e distribuiu aos servidores das escolas da Rede Municipal de Ensino que prestigiaram a ação. Diversos profissionais renomados participaram do evento, incluindo: Leo Fraiman, com o tema: “Valores na Educação: Propósito, uso das tecnologias e dicas de como ensinar bem”; Lilina Gessi, mentora de Liderança e carreira; Oficinas de capacitação; Max Franco, Gestor Educacional e Guilherme Nogueira, Neurocientista, falando sobre: “Vínculo afetivo, aprendizagem e funcionamento social”.