Avanço no tratamento do Autismo

Mais um serviço que oferece tratamento do Autismo em Santa Rosa. Promover avanços e ampliar o atendimento para os autistas foi uma promessa de campanha do Governo Mantei/Taquari e que tem sido cumprida pela gestão. Nesta segunda-feira (03), foi anunciado pela Secretaria Estadual de Saúde – SES/RS, o resultado final das primeiras 20 cidades gaúchas que vão receber Centros de Atendimento em Saúde (CAS) do Programa TEAcolhe. Entre as propostas contempladas, está a da APAE de Santa Rosa. Com este novo serviço, o município passa a contar com três centros de atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA. O centro vai oferecer avaliação e acompanhamento através de uma equipe multidisciplinar. Mais acesso à saúde, agilidade no diagnóstico e tratamento diferenciado.

O CAS/TEAcolhe vai ser um serviço regional especializado, com acesso regulado via Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon), para atendimento e avaliação de casos de autismo em todo o ciclo de vida. O acesso ao atendimento deve se dar por meio das Unidades Básicas de Saúde do município. A Diretora da APAE de Santa Rosa, Marli Rozek, recebeu a notícia com grande entusiasmo e acompanhada do Prefeito Anderson Mantei, falou sobre a importância do serviço, “Estamos muito contentes com esta conquista e vamos em breve inaugurar o CAS/TEAcolhe Santa Rosa. Um serviço que vai trazer muitos benefícios para as famílias dos pacientes que não vão precisar mais buscar o atendimento em outras cidades”.

Desde o início da gestão atual, em 2021, muitos avanços foram realizados na área do autismo em Santa Rosa. O primeiro deles foi a instalação do Centro Macrorregional de Referência em TEA, que foi inaugurado em setembro de 2021. O serviço é coordenado pela Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa – FUMSSAR e tem como finalidade, o suporte técnico-pedagógico às equipes do município e da Macrorregião de Saúde (78 municípios), por meio de matriciamento, nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. O segundo passo foi a contemplação de um Centro Regional de Autismo, em fevereiro de 2022. Sob a coordenação da APADA Santa Rosa, o centro fornece suporte para 22 municípios, por meio de atendimento de casos novos, severos, graves e refratários.

O Prefeito Anderson Mantei, destacou que estas conquistas valorizaram o serviço municipal e das entidades e que com o empenho das famílias estão fazendo muita diferença na vida dos autistas de Santa Rosa e região, “Santa Rosa mais uma vez se torna referência na área da saúde e neste caso, no diagnóstico e tratamento do autismo. É mais uma grande conquista para a nossa cidade e é tudo o que nós sempre sonhamos desde o início do governo. Avançamos muito e vamos continuar implementando ações que promovam o bem-estar e o cuidado integral da nossa população”. Segundo levantamento realizado, Santa Rosa possui mais de 300 pessoas diagnosticadas com TEA. O CAS/TEAcolhe vai atender, pelo menos, 150 usuários por mês, com no mínimo 1.200 atendimentos e registro da produção mensal dos serviços, por meio do Boletim de Produção Ambulatorial Individualizada – BPAI.