Prefeitura inicia a utilização de um novo sistema para cadastro habitacional

A Prefeitura de Santa Rosa, por meio da Secretaria de Planejamento e Habitação, iniciou a utilização de um novo sistema de cadastro habitacional, o Sistema para Habitação e Regularização Fundiária – sisHABI.  Dessa forma, o morador de Santa Rosa que está no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, do Governo Federal, pode preencher o formulário de forma digital, pela internet. O novo sistema surge para agilizar o processo e tem como objetivo identificar a demanda habitacional e de regularização fundiária do município.

Os programas e projetos habitacionais e de regularização fundiária são previamente divulgados pela prefeitura através de normativas regulamentadoras, tornando público os prazos e critérios de implantação de políticas públicas futuras. O Secretário de Planejamento e Habitação, Cláudio Franke, destaca que a partir dos dados individuais inseridos no sistema, o município vai poder realizar um levantamento dos dados habitacionais de Santa Rosa, “Esta é uma importante ferramenta que vai nos ajudar a reduzir o déficit habitacional e direcionar a gestão na implantação de novos programas e obras, que podem ser lotes urbanizados ou unidades habitacionais como apartamentos e casas”.

Neste ano, o Governo Municipal realizou o lançamento do Programa Habitacional Santa Rosa Verde e Amarela. A intenção é beneficiar a população para que o sonho da primeira casa própria possa ser concretizado. No programa, o primeiro imóvel pode ser casa ou apartamento de até R$ 220 mil. Do valor da entrada, o município subsidia R$ 18 mil, a fundo perdido. O cadastro no sisHABI, pode ser realizado pelo link: https://santarosa.sishabi.com.br/portal/dashboard ou presencialmente na prefeitura e nos locais que fazem parte da Rede de Assistência Social do Município (Secretaria de Desenvolvimento Social, CRAS). No caso de dúvidas, contatar a equipe da Secretaria de Planejamento e Habitação, através do telefone: (55) 3511-5100. O Departamento de Habitação informa também, que os cadastros antigos não serão inseridos no novo sistema, dessa forma, os interessados devem realizar a inscrição novamente. Após preencher o formulário, o cidadão vai receber um número de protocolo e pode acompanhar o andamento do processo pela internet.