FUMSSAR e RAPS inauguram exposição sobre arte e saúde mental

As artes possibilitam uma infinidade de meios para a expressão dos sentimentos e emoções. A pintura, por exemplo, auxilia na visualização de vontades e ideias, por meio de figuras e desenhos, seja em uma tela ou em uma folha de papel. Sendo assim, este é um dos recursos terapêuticos utilizados com os pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial de Santa Rosa. Para dar visibilidade aos trabalhos confeccionados, a FUMSSAR, através da equipe da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, realizou na tarde desta segunda-feira (15), uma exposição intitulada: “Arte e Saúde Mental”. O evento aconteceu no Centro Cultural Prof. Fioravante Pedrazzani e reuniu autoridades, profissionais da saúde e a comunidade. A ação faz parte também da programação alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que é celebrado no dia 18 de maio e que tem como foco, a batalha pelos direitos das pessoas com sofrimento mental.

A exposição traz pinturas e peças artísticas de pacientes que usaram as artes como parte do tratamento. As obras foram produzidas pelos usuários do CAPS II – Novo Rumo e do CAPS AD Movimento. Segundo a Gerente da RAPS e psicóloga da FUMSSAR, Flávia Albuquerque, os trabalhos artísticos expostos demonstram grande sensibilidade durante o processo, “A arte serve como um meio de encaminhamento das questões emocionais, sendo um potencializador de saúde, reflexão e expressão, promovendo um cuidado integral e mais qualidade de vida”.

A exposição vai estar disponível para visitação da comunidade, das 07h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, até o dia 30/05, no Centro Cultural, em frente à Praça da Bandeira. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destacou a ação, “Buscamos através desta mostra, divulgar para a população os trabalhos realizados nos espaços de acolhimento, além de valorizar as produções artísticas produzidas por cada paciente. Através da RAPS, estamos desenvolvendo um trabalho em conjunto com todos os serviços que prestam atendimento de saúde mental no município”. O mês de maio está repleto de ações a favor da saúde mental. A programação completa pode ser conferida no site da prefeitura, site da FUMSSAR ou no Instagram: @raps_santa_rosa.