Saúde Mental: FUMSSAR e RAPS divulgam programação no mês da Luta Antimanicomial

Durante todo o mês de maio, mês que celebra o Movimento da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa – FUMSSAR e a Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, vão promover ações a favor da saúde mental. A programação vai contar com palestras, exibições de filmes, rodas de conversa, oficinas e uma exposição de arte, com quadros, esculturas e artesanatos confeccionados pelos pacientes dos CAPS II – Novo Rumo e CAPS AD Movimento. As atividades vão iniciar no dia 15/05 (segunda-feira), às 17h, com a abertura da exposição: “Arte e Saúde Mental”. O evento será realizado no Centro Cultural Prof. Fioravante Pedrazzani, em frente à Praça da Bandeira.

A exposição vai ficar disponível para visitação até o dia 30/05. Na próxima quinta-feira, 18 de maio, é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data que simboliza o Movimento da Reforma Psiquiátrica. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destaca que a Gestão Municipal em Santa Rosa, vem tratando com prioridade o serviço de saúde mental, “Através da RAPS, estamos desenvolvendo um trabalho em conjunto com todos os serviços que prestam atendimento de saúde mental no município. O objetivo é compreender a realidade do paciente e desenvolver ações que promovam o cuidado integral da população”.

O Movimento da Luta Antimanicomial tem como foco a batalha pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. A Gerente da RAPS, Flávia Albuquerque, psicóloga da FUMSSAR, ressalta a importância de falar sobre o tema, “O Movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão, as pessoas que passam por algum tipo de sofrimento mental, têm o direito fundamental à liberdade, o direito de viver em sociedade e de receber o cuidado e tratamento adequados, além do respeito e empatia”.

A programação completa para o mês de maio pode ser conferida no site da prefeitura e da FUMSSAR, assim como, no Instagram: @raps_santa_rosa.