Ministro participa da implementação do 3º turno em Cruzeiro do Sul

No último sábado (27), foi realizado na Unidade Básica de Saúde Cruzeiro do Sul a cerimônia de implementação do terceiro turno de atendimento. Esse atendimento que era uma promessa de campanha do Prefeito Anderson Mantei vai acontecer 05 noites por semana. O objetivo é facilitar o acesso da população que não consegue realizar seus atendimentos durante o horário comercial. Essa é a segunda UBS contemplada nesse projeto, no território do bairro Cruzeiro. A partir da próxima semana, os usuários da unidade vão poder usufruir da ampliação no atendimento.

Para o ato de implementação do serviço, estavam presentes o Ministro de Saúde Marcelo Queiroga, o Senador, Luis Carlos Heinze, o Deputado Federal, Osmar Terra e o Deputado Federal, Giovani Cherini, dentre outras autoridades da região. O ministro e os parlamentares foram recepcionados pelo prefeito Anderson Mantei e pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde, Délcio Stefan, junto com toda a equipe de saúde que trabalha no local e dos coordenadores de outras unidades. O ministro da saúde, Marcelo Queiroga destacou que o atendimento de qualidade deve ser sempre prioridade, “A Atenção Primária é umas das prioridades da gestão. Aumentamos o investimento de R$ 17 bilhões para R$ 24 bilhões. Hoje, são mais de 48 mil unidades básicas de saúde espalhadas pelo Brasil e mais de53 mil equipes de saúde da família. Nós queremos controlar a hipertensão arterial, a diabetes, o sobrepeso e é assim que faremos a revolução na saúde pública do Brasil”, afirmou.

De segunda a sexta-feira, das 17h30 às 21h30, com um cronograma diário de atendimentos multiprofissionais os usuários de Cruzeiro do Sul vão poder buscar atendimento de saúde. O objetivo é que os atendimentos sejam diferenciados e não apenas para acolhimento de demandas espontâneas. Além da busca ativa, as equipes de saúde farão marcação de consulta odontológica e construção de Projeto Terapêutico Singular com diversos tipos de tratamento, como saúde mental e saúde do trabalhador. Essa é a segunda unidade de saúde a implementar o formato de turno estendido, o projeto-piloto já funciona na primeira unidade, na UBS Júlio de Oliveira, desde outubro deste ano. Para o Prefeito, Anderson Mantei este projeto vem para trazer mais qualidade de vida para a população, “Esta é mais uma ação do plano de governo que se concretiza, atendendo a uma demanda da comunidade e dos trabalhadores para aprimorar o cuidado em saúde na Cruzeiro do Sul”.

O cronograma diário de atendimentos, no terceiro turno vai incluir consultas odontológicas, solicitação de exames, acompanhamento de gestantes (pré-natal), acompanhamento de pacientes crônicos e vacinação, oportunizando para a comunidade realizar também as práticas integrativas e complementares (PIC’s). O presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, agradeceu a presença das autoridades e falou sobre a importância de mais esta ampliação nos serviços de saúde do município, “Nosso objetivo é colocar a saúde da população no centro das demandas. Planejando ações que sejam resolutivas e fazendo com que a UBS se adapte, ainda mais com a realidade local”. A UBS Cruzeiro do Sul atende aproximadamente cinco mil pessoas. Fazem parte da equipe de Saúde da Família: médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e agentes comunitários de saúde, o local também conta com uma equipe multiprofissional composta por psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista, professor de educação física, além da residência médica e multiprofissional.