Grupo de Gestantes é destaque no 3º turno da UBS Sulina

Uma nova vida está a caminho e junto com ela, muitas dúvidas surgem. Como se preparar para o nascimento? Como vai ser o parto? O que fazer para estimular o desenvolvimento do bebê? Essas e outras perguntas são respondidas no Grupo de Gestantes que é realizado na Unidade Básica de Saúde da Sulina. Os encontros acontecem no 3º turno, oportunizando que os pais realizem também, o Pré-Natal do Parceiro e possam participar deste momento tão importante na vida do casal.

O objetivo do grupo é realizar a troca de experiências e conhecimentos. A ação conta com a participação de uma equipe multiprofissional que desenvolve ao longo dos encontros, atividades educativas em saúde, dos mais diversos temas. As reuniões são realizadas mensalmente, com duração de uma hora e meia cada. A Enfermeira Vânia Ribas, uma das coordenadoras do grupo, destacou o trabalho da equipe, que tem se empenhado para proporcionar um atendimento humanizado e qualificado para as gestantes e os parceiros, “O grupo é uma oportunidade que a futura mamãe tem de interagir com outras gestantes e com todos os profissionais, servindo de espaço para orientação e esclarecimentos de dúvidas. A realização dos encontros proporciona um intercâmbio de experiências e conhecimentos, aprimorando a forma de compreensão de todo o processo da gestação”.

Diversos temas são abordados durante os encontros, como: alimentação saudável na gestação, aleitamento materno, saúde bucal, tipos de parto, cuidados com o recém-nascido (banho, higiene do coto umbilical, primeiros socorros, caderneta da gestante e da criança e higienização corporal). A Operadora de Caixa, Jaqueline Valensuela da Silva, de 32 anos, grávida de 32 semanas do Sérgio Valentin, é uma das participantes e ressaltou a alegria de poder receber todo esse conhecimento, “Tem sido incrível participar do grupo de gestantes. Esta é minha terceira gestação, mas cada vez que participo do grupo, relembro instruções e aprendo coisas novas. Muitas incertezas passam pela nossa mente e esse é um momento que podemos esclarecer as dúvidas e aprender com uma equipe fantástica que nos auxilia em tudo o que precisamos”.

O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, reforçou que o Governo Municipal tem investido na qualificação contínua dos profissionais de saúde, sempre pensando em oferecer um cuidado integral para a população, “A saúde da mulher é um dos principais serviços realizados nas UBS’s. É lá na unidade, que a futura mamãe recebe todo o suporte, esclarece dúvidas e tem um acompanhamento mensal durante toda a gestação”. Além dos cuidados com o recém-nascido, as gestantes também recebem informações sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, toxoplasmose e algumas síndromes na gestação. Outro grande destaque, é o encontro sobre a aquisição e desenvolvimento da fala e da linguagem e de atividades recreativas que auxiliam no desenvolvimento do bebê.

Skip to content